O novo Nissan Qashqai e-POWER alcançou resultados de referência no ADAC Ecotest, o rigoroso teste de eficiência conduzido pelo maior clube automóvel alemão.
“Com um consumo médio de 5,4 l/100 km, o SUV híbrido da Nissan reduziu o consumo em quase 15% face à versão anterior, posicionando-se entre os modelos mais eficientes do seu segmento”, adianta a marca, em comunicado.
Autonomia teórica? 1.000 km…
O resultado foi obtido através de um programa de ensaios que combina medições laboratoriais e testes dinâmicos em estrada, refletindo as condições reais de condução.
“A mais recente geração do sistema e-POWER, completamente redesenhada, incorpora um motor de combustão atualizado, otimizado para reduzir o consumo em velocidades de autoestrada até 130 km/h”, sublinha.
A eficiência aprimorada traduz-se, também, numa diminuição das emissões de CO₂, que passaram de 116 para 102 g/km (WLTP), uma melhoria de 12%. “Com um depósito de 55 litros, o novo Qashqai e-POWER atinge, agora, uma autonomia teórica superior a 1.000 km, mais 145 km do que a versão anterior”, acrescenta.
O ADAC destacou ainda o refinamento acústico do modelo: o novo sistema e-POWER garante uma condução mais silenciosa, com uma redução de 5,6 decibéis a 130 km/h: um nível comparável ao dos veículos 100% elétricos.
Segundo David Moss, vice-presidente de Investigação e Desenvolvimento da região AMIEO da Nissan, este resultado reflete o espírito japonês de Kaizen, de melhoria contínua. “Os engenheiros da Nissan trabalharam arduamente para ampliar a tecnologia e-POWER, proporcionando aos clientes menor consumo, maior autonomia e condução mais refinada, semelhante à de um elétrico, sem comprometer o desempenho”, diz.
Sistema “5-em-1”
“Diferente dos híbridos convencionais, o sistema e-POWER utiliza o motor a gasolina apenas para gerar eletricidade, que alimenta um motor elétrico responsável pela tração”, explica a marca. “As rodas são, assim, movidas, exclusivamente, por energia elétrica, oferecendo binário instantâneo, aceleração suave e funcionamento silencioso — sem necessidade de carregamento externo”.
O novo sistema “5-em-1” integra motor elétrico, gerador, inversor e motor turbo a gasolina de 1,5 litros totalmente redesenhado, que adota o conceito de combustão STARC, exclusivo da Nissan. “Com uma eficiência térmica de 42%, o motor opera de forma mais silenciosa e eficaz, garantindo melhor desempenho e menores emissões”, afirma a mesma fonte.
Novas funcionalidades
Além da evolução mecânica, o Qashqai e-POWER introduz novas funcionalidades conectadas com tecnologia Google integrada, incluindo Google Maps, Assistant e Play Store, bem como as novas Nissan Trip Stories, que permitem gravar e partilhar viagens através da aplicação NissanConnect Services.
O sistema ProPILOT, de assistência à condução, foi, igualmente, aprimorado, oferecendo respostas mais inteligentes e melhor consciência do ambiente envolvente.
Mais sobre a Nissan aqui.