Honda CR-V: 30 anos a reinventar o SUV moderno

Modelo celebra 30 anos de história e mais de quatro milhões de unidades vendidas, mantendo-se um SUV de conforto, versatilidade e inovação.
Check-up Media Honda CR-V 1995

Em 1995, a Honda apresentou ao mundo o CR-V, um SUV pensado para unir o melhor de dois mundos: “conforto urbano e liberdade fora de estrada”. Três décadas depois, o modelo tornou-se num verdadeiro “ícone global, com mais de quatro milhões de unidades vendidas em 160 países”, revela a marca, em comunicado. Em 2025, ao assinalar o seu 30.° aniversário, o CR-V mantém-se fiel ao “espírito pioneiro” que o definiu desde o início.

“Sucesso imediato”

Na década de 1990, a marca japonesa decidiu desafiar convenções e entrar no segmento dos veículos recreativos com um conceito novo — o “Creative Mover”, ou “Veículo que Cria um Estilo de Vida”.

A ideia era simples e revolucionária: “desenvolver automóveis centrados nas pessoas, que tornassem o quotidiano mais agradável e funcional”, explica a marca. O CR-V, acrónimo de “Comfortable Runabout Vehicle”, materializou essa visão, nascendo como o “Active Mover” da Honda, “capaz de proporcionar conforto, versatilidade e espírito aventureiro num só modelo”.

Guiada pelos princípios “Think Right” e “Make Light”, a equipa de desenvolvimento procurou criar um veículo “fácil de conduzir, eficiente e intuitivo, sem abdicar do prazer ao volante”. O resultado foi um SUV com carroçaria monocoque, centro de gravidade baixo e distância entre eixos longa, que combinava a estabilidade de um sedan com a robustez e visibilidade de um todo-o-terreno.

Check-up Media Honda CR-V 2010

O interior foi pensado como uma “sala sobre rodas”: espaçoso, funcional e confortável, com piso plano, bancos reclináveis e soluções práticas, como uma mesa destacável.

Filosofia da marca

O sucesso foi imediato. Ao contrário dos SUV tradicionais, mais rudes e voltados para o fora de estrada, o CR-V apresentou-se como um automóvel “moderno, acessível e preparado para todas as situações — das viagens em família às aventuras de fim de semana”, diz.

E reforça: “O seu equilíbrio entre design, conforto e funcionalidade redefiniu o conceito de SUV, tornando-o numa escolha natural para milhões de condutores em todo o mundo”.

Hoje, o Honda CR-V continua a representar a filosofia da marca: tecnologia ao serviço das pessoas, condução eficiente e segura. Em Portugal, a sexta geração está disponível nas versões híbrida (e:HEV) e híbrida plug-in (PHEV), com preços a partir de €47.990 (acresce IVA).

Check-up Media Honda CR-V 1995 2025

“O modelo destaca-se pelo design elegante, conforto premium e tecnologia avançada — desde o sistema de som Bose de 12 colunas à câmara 360°, passando pelo teto panorâmico e bagageira elétrica”, sublinha.

A versão híbrida e:HEV oferece 184 cv de potência, combinando motor a gasolina de 2,0 litros com tração elétrica suave e silenciosa, sem necessidade de carregamento.

Já o CR-V PHEV, garante até 82 km de autonomia 100% elétrica (WLTP) e está disponível para empresas por €47.990 + IVA, com dedução total e redução de até 75% no ISV.

Mais sobre a Honda aqui.

artigos relacionados

Últimas

Internacional

Atualidade

Lubrificantes