“Lançado pela divisão desportiva de luxo da BYD, o YANGWANG U9 Xtreme já era conhecido por ser o carro mais rápido do mundo. Agora, dá mais um passo: no dia 22 de agosto de 2025, completou o circuito de 20,832 km do lendário Nürburgring Nordschleife (Alemanha) em 6 minutos e 59,157 segundos, sendo, assim, o primeiro hipercarro elétrico ou veículo elétrico da categoria “Electric Super Sports Cars” a baixar a barreira dos sete minutos”, avança a BYD Portugal.
“Estamos empenhados em ultrapassar os limites através da tecnologia. Nürburgring é um desafio tão lendário para carros e pilotos que é natural que os nossos engenheiros persigam os seus sonhos neste icónico local”, afirmou Stella Li, vice-presidente executiva da BYD.
“Dou os parabéns a toda a equipa por esta conquista fenomenal. O YANGWANG U9 Xtreme provou que não é apenas o carro mais rápido do mundo em linha reta, mas, também, um veículo com o desempenho e as qualidades dinâmicas necessárias para quebrar recordes de volta em circuito com uma grande variedade de curvas”, acrescentou.
Moritz Kranz, experiente piloto alemão que acumulou quase 10 mil voltas no circuito ultra desafiador de Nordschleife durante a sua carreira em competições GT, foi quem esteve aos comandos do YANGWANG U9 Xtreme neste exigente desafio.

“O Nürburgring Nordschleife é a pista mais exigente e o nosso tempo de volta é uma prova das competências de desenvolvimento da BYD e da YANGWANG. Sem um intenso trabalho para equilibrar uma plataforma destinada a veículos elétricos de altas prestações, com as difíceis exigências da configuração do chassis, este excelente tempo de volta não teria sido possível”, deu conta o piloto.
Inferno verde e eletrificado
A carroçaria do modelo assenta na plataforma de ultra alta voltagem de 1.200 V, com quatro motores elétricos, cada um apto a atingir 30.000 rpm, e mais de 3.000 cv de potência total, resultando numa relação potência/peso de cerca de 1.217 cv/ton.
Partilhando a mesma e⁴ Platform e o sistema inteligente de controlo da carroçaria DiSus-X da versão standard do YANGWANG U9, o YANGWANG U9 Xtreme eleva estas tecnologias para aplicações de pista, introduzindo “body-attitude control” (controlo de atitude da carroçaria), que harmoniza o desempenho da velocidade máxima e tempos de volta.
“Para dominar as exigências do traçado do ‘Green Hell’, onde fortes desníveis de elevação e curvas abruptas desafiam os mais fortes, o YANGWANG U9 Xtreme foi equipado com sistema de arrefecimento totalmente redesenhado, travões carbocerâmicos com liga de titânio e pneus semi-slick GitiSport e·GTR² PRO, desenvolvidos em conjunto com a Giti Tire”, revela a BYD Portugal.

Segundo diz, “a produção ficará limitada a apenas 30 unidades, conferindo-lhe um carácter de exclusividade extrema. O nome ‘Xtreme’ deriva do inglês ‘extreme’, que significa limite/último nível, com o ‘X’ a representar o desconhecido”.
Mais: “Estas qualidades enquadram-se perfeitamente na filosofia da YANGWANG, que valoriza o prazer e a satisfação provenientes do ato de exploração e das inovações que surgem deste processo”.
A concluir, a BYD Portugal refere que “com este feito, o BYD Group, através da submarca YANGWANG, redefine, uma vez mais, o conceito de hipercarro elétrico sustentável, demonstrando como a tecnologia EV (veículos elétricos) pode ultrapassar limites e oferecer desempenho, segurança e inovação sem compromissos”.
Mais sobre a BYD aqui.