Os Taxi, uma das bandas mais emblemáticas do rock português, celebram 45 anos de carreira em 2026 e dão início às comemorações já este ano com dois concertos especiais: a 8 de novembro, no Coliseu de Lisboa, e a 14 de novembro, no Coliseu do Porto.
A Soc. Com. C. Santos, histórica empresa portuense, fundada em 1946, “associa-se à celebração e será a viatura oficial dos 45 anos dos Taxi, acompanhando a banda nestes e noutros espetáculos previstos para 2026”, avança, em comunicado.
Marco especial
“Comemorar os 45 anos dos Taxi com a Soc. Com. C. Santos como viatura oficial é um marco especial. Esta parceria reflete a nossa história no rock e a energia que continuamos a partilhar com o público”, afirma João Grande, vocalista da banda.
Por sua vez, Aquiles Pinto, relações públicas da Soc. Com. C. Santos, destaca a ligação emocional desta parceria: “Para a Soc. Com. C. Santos, é uma honra ser parceira oficial de mobilidade dos 45 anos dos Taxi, uma banda marcante do Porto, onde a nossa empresa foi fundada. É uma origem que partilhamos com orgulho. A parceria reflete o nosso compromisso em apoiar a cultura”.

Ligação afetiva
Formados no Porto no final dos anos 70, os Taxi marcaram o panorama nacional ao editar, em 1981, o seu primeiro álbum pela Polygram (hoje Universal Music Portugal), que viria a tornar-se no primeiro disco de ouro do rock português. Seguiu-se “Cairo”, lançado em 1982, também disco de ouro e reconhecido pela icónica capa em lata — hoje um verdadeiro objeto de culto.
Ao longo da carreira, a banda lançou cinco álbuns de originais e criou sucessos que permanecem no imaginário coletivo, como “Chiclete”, “TV WC”, “TAXI”, “Vida de Cão”, “Lei da Selva”, “Rosete”, “Cairo”, “Fio da Navalha” e “Sozinho”. Entre a nostalgia dos fãs de sempre e o entusiasmo de novas gerações, os Taxi continuam a ser uma referência intemporal da música portuguesa.
As celebrações dos 45 anos começaram com o lançamento de uma edição especial em vinil — “O Best Of” — e culminarão com uma série de concertos e iniciativas ao longo de 2026, ano em que a banda portuense celebra, oficialmente, quase meio século de carreira e de ligação afetiva a várias gerações de portugueses.
Mais sobre a Soc. Com. C. Santos aqui.