Os sensores de radar são uma tecnologia chave para a condução assistida e automatizada: permitem que os veículos alertem para o risco de colisões ao sair de um lugar de estacionamento, detetem objetos no ângulo morto, estacionem de forma autónoma e conduzam automaticamente em autoestrada sob determinadas condições.
Agora, o fornecedor automóvel internacional FORVIA HELLA atingiu um marco significativo nesta categoria de produtos: 100 milhões de sensores de radar que a empresa fabricou desde então.
Esta história de sucesso começou há 20 anos, na fábrica de eletrónica em Hamm, na Alemanha. Hoje, a FORVIA HELLA, com uma rede internacional de parceiros globais, tem projetos em série para quase 30 fabricantes de veículos de passageiros e camiões.
“O centésimo milionésimo sensor de radar não é apenas uma prova impressionante da nossa força inovadora e da nossa excelência industrial nesta área de produtos”, afirma Jörg Weisgerber, diretor-geral de eletrónica da FORVIA HELLA.
“Com os nossos sensores, estabelecemos normas há anos e permitimos que os nossos clientes em todo o mundo implementem, de forma fiável, tanto aplicações NCAP como funções de condução automatizada de última geração”, acrescenta.

Tecnologia de 77 GHz
Segundo diz, “ao fazê-lo, damos uma contribuição decisiva para a segurança rodoviária e aumentamos a confiança na transferência do controlo para o veículo. Este sucesso deve-se, acima de tudo, ao extraordinário empenho e à elevada competência dos nossos colaboradores em todo o mundo”.
E vai mais longe: “O seu know-how, força inovadora e paixão tornaram possível atingir este marco e ocupar uma posição de liderança numa área de produtos virada para o futuro”.
A FORVIA HELLA entrou no mercado dos radares pouco depois da viragem do milénio, com o início da produção em série de sensores de radar de 24 GHz em 2005. Ainda hoje são fabricados em gerações de produtos mais desenvolvidas.
A tecnologia tem evoluído, consistentemente, desde então: não é apenas uma parte indispensável dos modernos sistemas de assistência ao condutor, com funções amplamente estabelecidas, como a deteção de ângulo morto, assistente de mudança de faixa ou assistência à saída de estacionamento.
Com base na tecnologia de 77 GHz, que a FORVIA HELLA lançou em 2020, os sensores de radar mais recentes também fornecem os dados ambientais necessários para sistemas automatizados altamente avançados.

Cada vez mais sensores
Em comparação com a tecnologia de 24 GHz, a atual geração de produtos de 77 GHz oferece mais de três vezes a frequência de transmissão, cerca de cinco vezes a largura de banda disponível e, com mais de 300 metros, aproximadamente três vezes o alcance.
Significa isto que, enquanto um sensor de 24 GHz, por exemplo, deteta um veículo de passageiros e uma pessoa próxima como um único objeto, o sensor de 77 GHz consegue distinguir de forma clara e identificar ambos os objetos com precisão. Este é um pré-requisito essencial para a implementação de funções automatizadas até ao Nível 3 da SAE.
Marco recente na história da empresa: este verão, a FORVIA HELLA foi nomeada, pela primeira vez, para desenvolver e fabricar a mais recente geração de produtos da família de radares de 77 GHz: “ForWave7”.
Estes radares podem ser adaptados especificamente às necessidades dos diferentes mercados regionais: por um lado, oferecem uma elevada escalabilidade para utilização mundial em diversos segmentos de veículos; por outro, a geração de produtos ForWave7 pode implementar funcionalidades automatizadas de forma particularmente económica.
“O desenvolvimento em direção à condução parcialmente e altamente automatizada é um fator-chave para o nosso crescimento. Até 2030, cerca de 90% de todos os veículos novos a nível mundial serão equipados com funções de direção assistida ou automatizada”, revela Jörg Weisgerber.
E conclui: “Isto também aumentará, significativamente, o número de sensores instalados por veículo. Neste contexto, esperamos continuar a crescer de forma exponencial no negócio dos sensores de radar nos próximos anos”.
Mais sobre a FORVIA HELLA aqui.