SAHE 2025: novidades para todos os gostos

O Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico recebeu alguns dos principais modelos acabados de chegar ao nosso país, com destaque para diversas estreias absolutas.
Check-up Media Polestar SAHE

De 17 a 19 de outubro, a Alfândega do Porto acolheu a 9.ª edição do evento dedicado, principalmente, aos automóveis. Mas não só. A mobilidade e a sustentabilidade foram os temas centrais do Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico – Salão da Mobilidade Sustentável (SAHE), onde encontrámos, também, marcas de bicicletas elétricas, acessórios e soluções de mobilidade.

A marca sueca de performance elétrica revelou, em estreia ibérica, o GT de quatro portas Polestar 5, que chega em abril de 2026 aos principais mercados europeus. Trata-se um “anti-Taycan” de quatro portas.

O Grand Tourer sem emissões utiliza um motor elétrico que desenvolve até 450 kW e 660 Nm para uma potência total de 650 kW e um binário de 1.015 Nm na versão Performance.

Pode acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,2 segundos, enquanto o Polestar 5 Dual Motor de 550 kW necessita de 3,9 segundos para concluir o mesmo teste. Ambas as versões estão limitadas eletronicamente aos 250 km/h. Esta versão pode atingir até 670 km (WLTP) com uma única carga, enquanto o Polestar 5 Performance pode percorrer até 565 km (WLTP).

Já disponível para encomenda, o Polestar 5 Dual Motor (550 kW, 812 Nm) tem um preço de lançamento indicativo de €122.600. Já o Polestar 5 Performance (650 kW, 1.015 Nm), está disponível com um preço de lançamento indicativo de €146.400.

A manhã do primeiro dia ficou, igualmente, marcada pela apresentação do novo Mercedes-Benz CLA, uma berlina 100% elétrica. Este modelo terá, também, uma variante carrinha, que promete dar que falar e que chegará no primeiro trimestre do próximo ano a Portugal.

Inicialmente, serão lançados dois modelos: CLA 250+ Shooting Brake com tecnologia EQ com uma potência de 276 cv e que permite uma autonomia de até 761 km; CLA 350 4Matic de 354 cv, que é a versão topo da gama, com dois motores elétricos e tração integral. Tem uma autonomia máxima de 730 km.

Marcas como a Peugeot, a Renault e a Volkswagen colocaram em exposição as suas novidades, que temos revelado ao longo dos últimos seis meses. A mobilidade e a sustentabilidade foram os temas centrais do evento, onde encontrámos, também, marcas de bicicletas elétricas, acessórios e soluções de mobilidade.

Entre novas marcas, que se estreiam no mercado nacional, registem-se: AION, Jaecoo e a Omoda, que entram em Portugal pela mão do Grupo JAP; Changan, que faz parte do Grupo Auto-Industrial; LiveWire, que se lança no mercado nacional das duas rodas.

A terminar, a lista de novidades em exposição: AION V; Audi Q3 SUV E-Hibrid; Isuzu D-Max EV (estreia absoluta); Kia PV5 Cargo e EV4 Hatchback e Fastback (estreias); LeapMotor B10; Maxus eDeliver 5 e eDeliver 7; Mazda 6e; Mercedes-Benz CLA e Mercedes-AMG ONE; Mitsubishi Eclipse Cross; Nissan Ariya Nismo e Micra (ambos em estreia); Peugeot E-308 e E-408 (estreia); Polestar 5 (estreia ibérica).

artigos relacionados

Últimas

Internacional

Em estrada

Em estrada