Mazda6e alcança cinco estrelas no Euro NCAP

Primeiro Mazda 100% elétrico conquista a pontuação máxima em segurança, com destaque para a proteção de ocupantes, motociclistas e ciclistas.
Check-up Media Mazda6e

O novo Mazda6e recebeu a “classificação máxima de cinco estrelas nos testes oa Euro NCAP, confirmando a excelência” da marca japonesa no equilíbrio entre design, tecnologia e segurança.

“O modelo alcançou 93% na proteção de ocupantes adultos e crianças, 74% na proteção de utilizadores vulneráveis da estrada e 77% na categoria de assistência à segurança, resultados que o colocam entre os veículos mais seguros do mercado”, anuncia a Mazda, em comunicado.

Adultos e crianças

A pontuação de 93% na categoria de ocupantes adultos reflete o desempenho excecional do Mazda6e em todos os cenários de impacto. “O modelo obteve pontuação máxima no teste de barreira lateral e demonstrou proteção boa ou adequada em todas as áreas críticas do corpo no impacto lateral mais severo contra um poste”, conta.

“O airbag central lateral, concebido para reduzir lesões entre os ocupantes, mostrou uma eficácia exemplar, tal como os apoios de cabeça dianteiros e traseiros, que garantiram proteção sólida contra lesões cervicais em colisões traseiras”.

Na proteção de ocupantes crianças, o hatchback de cinco portas da Mazda repetiu a performance, também com 93%, ao alcançar pontuação máxima nos testes de colisão frontal e lateral com manequins de seis e 10 anos.

Check-up Media Mazda6e 2

“O sistema de fixação de cadeirinhas infantis (CRS) obteve, igualmente, nota máxima, assegurando compatibilidade e facilidade de instalação. O Sistema de Monitorização de Ocupantes, que alerta o condutor para a presença de crianças a bordo, foi reconhecido pelo Euro NCAP como uma solução eficaz para evitar esquecimentos potencialmente fatais”, sublinha a Mazda.

Utilizadores vulneráveis

Na categoria de utilizadores vulneráveis da estrada, o Mazda6e destacou-se pela “proteção equilibrada de peões e ciclistas”, revela. O sistema de Travagem Autónoma de Emergência (AEB) e o de apoio à faixa de rodagem obtiveram a pontuação máxima na proteção de motociclistas, enquanto os alertas de abertura de portas, aplicáveis a todas as portas laterais, reforçam a segurança dos ciclistas nas imediações do veículo.

O desempenho na assistência à segurança foi igualmente sólido, com 77%. “O sistema AEB reagiu de forma consistente à presença de outros veículos, o monitor de fadiga e distração mostrou-se eficaz e o assistente de manutenção na faixa de rodagem corrigiu suavemente a trajetória do automóvel”, salienta. “O reconhecimento automático de sinais de velocidade completou o conjunto de tecnologias de apoio ao condutor”, reforça.

Arquitetura equilibrada

A segurança do Mazda6e é reforçada ainda pela sua “arquitetura equilibrada, com uma distribuição de peso ideal de 47% à frente e 53% atrás, um baixo centro de gravidade e uma dinâmica de condução que privilegia o controlo e a estabilidade”, afirma. “O cockpit centrado no condutor e a interface homem-máquina (HMI) avançada asseguram que todas as informações estão ao alcance, permitindo uma condução mais concentrada e intuitiva”, conclui.

Mais sobre a Mazda aqui.

artigos relacionados

Últimas

Pneus

Em estrada