Histórias e mitos que as cores da Lamborghini escondem

“Cada cor não é apenas uma escolha estética, mas um fragmento de história, uma homenagem ao território, uma referência à mitologia ou um gesto de pura inovação".
Check-up Media Lamborghini Ad Personam

“Das lendas à inovação, dos aniversários ao vínculo com o território: mais de 400 tonalidades contam histórias e mitos, tornando cada Lamborghini numa obra-prima única e intemporal”, adianta o comunicado.

“Uma das características mais apreciadas pelos clientes da Automobili Lamborghini é a possibilidade de transformar cada viatura numa obra-prima única, concebida com o mesmo cuidado e detalhe de uma peça de alta-costura feita por medida”, refere.

A tornar este nível de exclusividade possível está o programa Ad Personam, projeto de personalização desenvolvido internamente pela marca em Sant’Agata Bolognese, lançado em 2011, que tem vindo a conquistar um sucesso crescente ao longo dos anos.

“Os números falam por si: mais de 94% de todos os Lamborghini produzidos incluem, pelo menos, um elemento do programa Ad Personam. Neste contexto, a cor tem sido, desde sempre, o elemento mais solicitado e simbólico”, pode ler-se no mesmo documento.

“É precisamente neste domínio que a criatividade da Lamborghini deu origem, ao longo dos anos, a um legado com mais de 400 tonalidades, cada uma delas carregada de histórias, curiosidades e lendas que aprofundam ainda mais a ligação entre o cliente, o automóvel e a marca”, sublinha.

Check-up Media Lamborghini Ad Personam 2
Inspirações épicas e mitológicas

Algumas cores têm raízes profundas na mitologia. Os nomes atribuídos às tonalidades da Lamborghini, criteriosamente selecionados ao longo dos anos pela equipa Ad Personam, em colaboração com o Centro Stile, inspiram-se, frequentemente, nas epopeias gregas e latinas.

“Não se trata apenas de nomes evocativos, mas de escolhas propositadas, pensadas para conferir a cada automóvel uma aura ainda mais heróica, ligando-o a figuras históricas, divindades gregas, romanas ou egípcias, e constelações que fazem parte do património simbólico da humanidade”, explica.

“Entre os tons inspirados na astronomia, destaca-se o Nero Nemesis, que evoca a deusa da justiça e a cor da toga dos juízes. O Arancio Apodis é dedicado à constelação do Pássaro-do-Paraíso, no hemisfério sul, cujas principais estrelas são classificadas como ‘gigantes laranja’”, revela.

Segundo dá conta, “o Viola Pasifae, é o nome da rainha de Creta e mãe do Minotauro. Igualmente evocativo é o Blu Cepheus, que faz referência, em latim, à constelação de Cefeu, o rei da Etiópia na mitologia grega, marido de Cassiopeia e pai de Andrómeda. Esta constelação do hemisfério norte, visível em Itália durante o outono, simboliza uma ligação direta entre o céu e a terra”.

E vai mais longe: “Mais enigmática é, contudo, a origem do Grigio Telesto: o seu nome, de derivação grega, não tem um significado imediato em latim, mas designa tanto uma das luas de Saturno, descoberta em 1980, como uma figura mitológica, acrescentando, assim, uma camada extra de mistério a esta tonalidade tão singular”.

Check-up Media Lamborghini Ad Personam 3
Momentos únicos

Outras cores estão ligadas a eventos específicos, aniversários ou ocasiões marcantes. Algumas foram criadas como homenagem a um lugar ou a um momento no tempo. “Entre estas, destaca-se a Verde Scandal, cuja lenda remonta ao final da década de 1960: uma cliente, desejando um tom de verde que ainda não existia na gama, apontou para o vestido que usava como referência e pediu que a nova tinta fosse criada exatamente naquele tom”, diz.

“O representante da marca, no entanto, solicitou uma amostra física com a qual pudesse trabalhar – ao que a cliente não hesitou em tirar o vestido, oferecendo-o como referência para a criação da cor”, conta a marca italiana.

“Já a Viola 30th, celebra um aniversário muito especial: foi criada em 1993 para assinalar os 30 anos da Lamborghini, sendo o Diablo – um dos modelos mais icónicos de Sant’Agata Bolognese – o escolhido para estrear esta tonalidade”, explica.

Outro exemplo é o Giallo Maggio, criado para celebrar o 50.° aniversário da Lamborghini. “Apresentado em 2013 no Aventador 50.° Anniversario, esta cor presta homenagem tanto ao mês da fundação da marca — maio de 1963 — como a um dos tons mais icónicos da Lamborghini”, acrescenta.

O amarelo, a par do cor-de-laranja e do verde, sempre esteve entre as cores mais distintivas e populares da marca, escolhidas pelos clientes desde a era do Miura.

Check-up Media Lamborghini Ad Personam 5
Homenagear as raízes

O Giallo Maggio destaca-se pelo seu brilho particularmente intenso, conseguido através de uma camada de partículas transparentes altamente refletoras, que fazem com que a carroçaria brilhe (literalmente)sob a luz do sol.

Existem, também, cores criadas para celebrar os lugares onde a Automobili Lamborghini tem as suas raízes. O vínculo com a região que acolhe a marca é profundo e, ao longo dos anos, tem-se traduzido em inúmeras iniciativas de apoio à comunidade local — refletindo o valor que a Emilia-Romagna e, de forma mais ampla, o Made in Italy, representam no panorama internacional.

“Entre as homenagens mais significativas, destaca-se o Giallo Quercus, inspirado no carvalho dourado presente no brasão da cidade de Sant’Agata Bolognese, símbolo de força, tenacidade e raízes profundas no território”, afirma o comunicado.

“Há ainda as cores Terra Emilia e Terra di Sant’Agata Bolognese, dois tons de castanho concebidos para homenagear tanto a região como a cidade onde a marca nasceu e cresceu. Neste caso, trata-se de tonalidades aplicadas não ao exterior, mas aos revestimentos em pele. E, portanto, ao interior dos automóveis”, reforça.

Check-up Media Lamborghini Ad Personam 4
Técnicas artesanais

Alguns nomes nascem em conjunto com a própria cor, criados, diretamente, pelo departamento Ad Personam para sublinhar a exclusividade da pintura. É o caso do Diamond Coating, que não é uma cor tradicional, mas sim um acabamento especial aplicado durante o processo de pintura.

“Tal como o nome indica, esta camada transparente exclusiva incorpora pó de diamante real na última demão, gerando um brilho subtil, mas extraordinário, que amplifica a profundidade e a luminosidade da cor de base quando exposta à luz”, dá conta a Lamborghini.

E vai mais longe: “O efeito produzido pelo pó de diamante é incomparável com qualquer pigmento metálico, de mica ou de vidro, uma vez que o diamante refrata a luz em inúmeros reflexos cintilantes e cristalinos, resultando num acabamento de elevado brilho”.

De forma semelhante, o Crystal Effect é conseguido através de uma sofisticada técnica multicamada aplicada manualmente, onde várias camadas de cor se sobrepõem para criar um efeito visual dinâmico e em constante mutação, realçando as linhas do automóvel com reflexos que se renovam a cada ângulo.

Check-up Media Lamborghini Ad Personam 6
Emoções coloridas

As histórias contidas nos nomes das cores da Lamborghini são inúmeras — algumas transmitidas ao longo da longa tradição da marca, oscilando entre a realidade e a lenda.

“Cada cor Lamborghini não é apenas uma escolha estética, mas um fragmento de história, uma homenagem ao território, uma referência à mitologia ou um gesto de pura inovação”, enfatiza.

E conclui: “É nesta capacidade de transformar tinta em narrativa que reside o fascínio intemporal das criações de Sant’Agata Bolognese: não são meros automóveis, mas sim emoções esculpidas em cor”.

Mais sobre a Lamborghini aqui.

artigos relacionados

Últimas

Pneus

Em estrada