A Repsol atingiu um marco histórico na transição energética ao produzir, “pela primeira vez, em escala industrial, gasolina 100% renovável”. O feito, alcançado no complexo industrial de Tarragona, coloca Espanha e a empresa “na linha da frente da inovação energética e da descarbonização da mobilidade”, avança, em comunicado.
100% renovável
“A nova Gasolina Nexa 95, de origem 100% renovável, que é o produto de maior qualidade da marca com 95 octanas, já está disponível em postos da Comunidade de Madrid e da Catalunha e chegará a 30 estações até final deste ano”, revela a Repsol.
“Compatível com qualquer veículo a gasolina, este combustível não requer alterações nos automóveis nem nas infraestruturas de abastecimento, reduzindo em mais de 70% as emissões líquidas de CO₂ face à gasolina convencional”, assegura.
Com este avanço, a Repsol reforça o seu “compromisso com a mobilidade sustentável, ampliando a oferta de combustíveis renováveis, que já inclui o Diesel Nexa 100% renovável”. A empresa demonstra, assim, que a descarbonização através de combustíveis líquidos é viável em motores de combustão – sejam a gasolina, a gasóleo ou híbridos –, que continuam a representar a esmagadora maioria do parque automóvel europeu e espanhol.
A empresa defende que, para atingir os objetivos climáticos definidos pela Europa e pela Espanha, é fundamental reconhecer o contributo dos combustíveis 100% renováveis. “Essa valorização implica rever o regulamento europeu que prevê o fim dos motores de combustão em 2035, uma medida que tem contribuído para o envelhecimento do parque automóvel espanhol, hoje com uma média de 14,5 anos”, sublinha a Repsol.

Maximizar eficiência
O sucesso do projeto de Tarragona resulta de mais de duas décadas de investigação da Repsol em combustíveis renováveis, em parceria com a Honeywell. “O processo industrial desenvolvido é fruto do trabalho conjunto dos cientistas da empresa e do seu centro tecnológico — o Repsol Technology Lab —, responsável por uma formulação exclusiva da nova gasolina, desenhada para maximizar a eficiência e preservar o desempenho dos motores”, salienta a mesma fonte.
A Repsol opera, atualmente, a primeira fábrica de combustíveis 100% renováveis da Península Ibérica, localizada em Cartagena, dedicada à produção de combustível sustentável para aviação (SAF) e gasóleo renovável. Em 2026, entrará em funcionamento uma segunda unidade, em Puertollano, com capacidade anual de 200 mil toneladas de combustível destinado à mobilidade rodoviária e marítima.
Em Espanha e Portugal, a Repsol colabora com empresas líderes do transporte rodoviário e de passageiros, como Scania, Grupo Sesé, Luís Simões, Alsa e Avanza, e com companhias aéreas, como Iberia, Ryanair, Vueling e Air Europa. Estas parcerias demonstram a viabilidade real dos combustíveis renováveis e o seu papel determinante na descarbonização do transporte.
Mais sobre a Repsol aqui.