A BASF e fundos geridos pelo grupo de investimento global Carlyle, em parceria com o Qatar Investment Authority (QIA), chegaram a um acordo vinculativo relativo aos negócios de revestimentos automóveis OEM, repintura automóvel e tratamentos de superfícies da BASF.
“O valor empresarial acordado é de 7,7 mil milhões de euros e o fecho da transação, sujeito às aprovações regulatórias habituais, está previsto para o segundo trimestre de 2026”, adianta a BASF, em comunicado.
Esta operação, em conjunto com a já concluída alienação do negócio de tintas decorativas, “valoriza toda a Divisão de Coatings da BASF em 8,7 mil milhões de euros, com um múltiplo EV/EBITDA implícito de, aproximadamente, 13x antes de itens especiais”, sublinha a empresa.
A BASF manterá uma participação de 40% no novo negócio, recebendo cerca de 5,8 mil milhões de euros em caixa antes de impostos no momento do fecho, “demonstrando confiança no potencial de criação de valor da divisão”, sublinha.
A BASF Coatings é uma empresa global dedicada ao desenvolvimento, produção e comercialização de revestimentos automóveis OEM e de repintura, bem como de tratamento de superfície aplicados a metais, plásticos e vidros, atuando na Europa, América do Norte, América do Sul e Ásia-Pacífico, com vendas aproximadas de 3,8 mil milhões de euros em 2024.

“A Carlyle apoiará o crescimento futuro da BASF Coatings, investindo nas capacidades comerciais, pipeline de inovação e estrutura organizacional, beneficiando da experiência adquirida em carve-outs anteriores em empresas industriais e químicas, como Axalta, Atotech e Nouryon”, pode ler-se no mesmo documento.
Sucesso a “longo prazo”
Markus Kamieth, presidente do Conselho Executivo da BASF, afirma que a parceria com o Carlyle ajudará a posicionar a BASF Coatings para o “sucesso a longo prazo”, sublinhando a crença da empresa no “potencial futuro do negócio”. Anup Kothari, responsável pela Divisão de Coatings, destaca que a “transação abre um novo capítulo de oportunidades, construindo sobre o sucesso atual”.
Martin Sumner, Global Head of Industrials, e Tanaka Maswoswe, Partner do Carlyle, consideram a BASF Coatings uma “plataforma excecional, com tecnologias líderes, equipa de gestão de classe mundial e forte presença global”, vendo “oportunidades significativas de crescimento como empresa independente”. Mohammed Al-Sowaidi, CEO da QIA, por sua vez, reforça que “o investimento confirma a confiança na resiliência e no crescimento sustentado de empresas alemãs”.
A continuidade do serviço aos clientes será assegurada durante todo o processo, envolvendo representantes dos trabalhadores conforme as exigências legais e práticas locais.
Mais sobre a BASF aqui.