A Astara consolidou, em 2024, o seu roteiro para atingir a descarbonização total até 2045, num ano decisivo para a sua transformação sustentável e para o seu desenvolvimento enquanto parceiro preferencial dos principais fabricantes na transição para uma mobilidade limpa.
No Relatório de Sustentabilidade de 2024, que acaba de ser publicado, a empresa destaca as conquistas nos critérios ESG (Ambiental, Social e Governança) e reafirma o compromisso com um modelo de negócio descarbonizado e centrado nas pessoas.
A Astara assentou a sua estratégia em três pilares principais: eletrificação e mobilidade limpa; operações eficientes e sustentáveis; cultura corporativa centrada nas pessoas. Em 2024, começam por destacar-se “a redução de 18% das emissões operacionais (âmbitos 1 e 2) face ao ano anterior, para 6.628 tCO₂e, a eletrificação de 62% da frota empresarial (aumento de 30%) e 80% de utilização de energias renováveis nas suas instalações”, diz”
Mais: “Medição, pela primeira vez, das emissões da cadeia de valor de âmbito 3, que representaram 99% da sua pegada de carbono — na qual a utilização de veículos representa 72% e o fabrico 24%; conclusão da avaliação de risco climático das unidades operacionais, que demonstraram um perfil de baixo risco; avanços na diversidade de género: as mulheres representam, agora, 40% das novas contratações nos departamentos Corporativo, Pessoas, Financeiro e Jurídico, com o Peru e o Chile a aproximarem-se da paridade de género”, acrescenta.
“Na Astara, continuamos empenhados em tornar a mobilidade mais acessível e sustentável, bem como a prosseguimos uma estratégia clara de abordagem à sustentabilidade suportada em dados”, destaca Ignacio Enciso, CEO da Astara.
“Tudo isto, refletindo uma visão holística: estamos a descarbonizar as nossas próprias operações enquanto contribuímos, ativamente, para o desenvolvimento de um ecossistema de mobilidade elétrica mais amadurecido, mercado a mercado”, reforça.

Centrada nas pessoas
Fernando Pardillo, global head da área de Sustentabilidade, dá conta que “este relatório reflete o progresso das nossas métricas de sustentabilidade e a forma como continuamos a integrá -las nas nossas tomadas de decisão diárias, permitindo o foco nos compromissos de longo prazo e em ações mensuráveis de curto prazo no âmbito dos nossos negócios, operações, cultura e iniciativas sociais”.
Em 2024, a Astara reforçou o seu papel como catalisador global da mobilidade elétrica, com resultados tangíveis. Desde logo, a comercialização de cerca de 20 mil veículos elétricos (BEV), o correspondente a, aproximadamente, 10% do total de vendas.
Depois, a expansão do serviço de subscrição Astara Move para Portugal e Suíça, com um aumento da frota deste serviço em 59%, para um total de 2.398 veículos. E ainda há a instalação de 91 pontos de carregamento próprios e manutenção de parcerias com os principais fornecedores públicos de carregamento, tais como a Eneco eMobility (Bélgica) e a Copec Voltex (Chile), fornecendo 1,2 milhões de kWh em 2024.
A Astara continua a reforçar a sua cultura corporativa, incidindo no desenvolvimento de talentos e na sustentabilidade. Em 2024, progrediu na digitalização e padronização de processos, implementando um sistema líder global em gestão de pessoas para maximizar o impacto entre as equipas e os negócios.
Além disso, a empresa duplicou a média anual de tempo de formação por colaborador, atingindo 33,4 horas (+114% comparativamente a 2023). O facto de 79% da força laboral estar, ativamente, envolvida no LinkedIn Learning levou a Astara a ser reconhecida como “High Performer” nesta plataforma.
Diversidade, equidade, inclusão
Fruto do seu compromisso com a transformação cultural, foi distinguida com duplo “Ouro” nos ICE Awards 2025, graças ao impacto do projeto global Astara Mobility Challenge, uma iniciativa gamificada para promover hábitos de mobilidade sustentável nas equipas.

A Astara progrediu, também, nas suas metas de diversidade, equidade e inclusão (DEI), estando as mulheres representadas em mais de 40% das novas contratações nas principais áreas empresariais.
A empresa está comprometida em atingir a meta de 33% de representação feminina até 2027, encontrando-se já perto da paridade no Peru e no Chile. Em 2024, a Astara realizou a sua primeira avaliação de dupla materialidade, no âmbito da qual identificou 49 impactos, riscos e oportunidades e definiu 11 prioridades estratégicas de ESG.
A sua cadeia de valor está sujeita a um Código de Ética de Fornecedor para garantir padrões consistentes de negócios responsáveis. Internamente, 74% dos colaboradores realizou o teste de ética nos negócios. Durante o ano, não houve casos confirmados de corrupção ou de violações dos direitos humanos.
A Astara continua a consolidar o seu impacto positivo através de uma organização diversificada, constituída por quase 3.000 colaboradores de 52 nacionalidades. Em 2024, realizou várias ações que reiteram um firme compromisso com o investimento social, a maioria das quais na América Latina.
Impacto social positivo
Destacam-se programas como o “Visão de Mudança” na Argentina, iniciativa que percorreu 4.800 km para oferecer tratamentos oftalmológicos gratuitos a pessoas em situação de vulnerabilidade, ou a inclusão laboral de pessoas portadoras de deficiência no Chile.
Para a Astara, o impacto social positivo é criado através de alianças estratégicas com fabricantes, parceiros locais e comunidades. Em 2024, refletindo uma abordagem pioneira e multissetorial, a Astara apoiou uma comunidade local na Colômbia liderada por mulheres, com o lançamento do “Projeto Nashira”, que consistiu na instalação de baterias anteriormente usadas em veículos eletrificados para armazenamento de energia solar.

Trata-se de um verdadeiro exemplo de inovação colaborativa que promove a circularidade dos recursos e a capacitação feminina em ambientes vulneráveis.
Em 2025, a Astara está determinada em manter a liderança na mobilidade sustentável, através da expansão das parcerias com fabricantes e operadores, melhoria do desempenho ESG e da oferta de soluções de mobilidade mais limpas, flexíveis e conectadas.
Enquanto signatária do Pacto Global da ONU, a empresa reforça o seu compromisso com os 10 Princípios ali consagrados, bem como com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Como membro da iniciativa EV100, acelera a transição para a mobilidade elétrica.
Com metas claras e ambiciosas, tais como a redução de 42% nas emissões de âmbitos 1 e 2 e a redução de 50% na intensidade das emissões de âmbito 3 até 2035, a Astara reforça a sua visão Net Zero até 2045, antecipando-se às exigências regulamentares e acompanhando a ciência.
O Relatório de Sustentabilidade de 2024 foi elaborado de acordo com as Normas Europeias de Relatórios de Sustentabilidade (ESRS), com o Regulamento de Divulgação Financeira Sustentável (SFDR) e o CDP. A pegada de carbono de 2024 da Astara (âmbitos 1, 2 e 3) foi verificada externamente pela SGS.
Mais sobre a Astara aqui.