A Nissan iniciou, em setembro, as demonstrações da sua próxima geração de tecnologia avançada de assistência ao condutor, ProPILOT, antes do lançamento previsto no Japão, durante o exercício fiscal de 2027.
Uma frota de protótipos totalmente elétricos, baseados no Nissan Ariya, demonstrou a capacidade de circular, de forma segura e confiante, no exigente ambiente urbano do centro de Tóquio.
“Combinando o software Wayve AI Driver da Wayve com a tecnologia Ground Truth Perception da Nissan, que integra LiDAR de nova geração, o novo ProPILOT pretende estabelecer novos padrões para as tecnologias de assistência à condução”, adianta a marca japonesa.
“Os veículos protótipo estão equipados com 11 câmaras, cinco sensores de radar e um sensor LiDAR de nova geração. O Wayve AI Driver consiste num software que aplica tecnologia de IA incorporada de última geração à condução automóvel”, acrescenta.
Segundo diz, “processa dados de imagem das câmaras a bordo para permitir uma condução fluida e segura em ambientes urbanos complexos. A IA incorporada da Wayve tem a capacidade de compreender o meio envolvente e antecipar o que poderá acontecer a seguir, bem como o impacto das suas próprias ações nesse contexto, conduzindo em harmonia com o ambiente como um condutor humano experiente”.

Ground Truth Perception
Graças à sua capacidade de processamento em alta velocidade, a IA responde, de forma imediata, a alterações súbitas das condições, garantindo segurança em tempo real.
“Inspirada na forma como os seres humanos percecionam e aprendem com o ambiente, a IA vai além da simples reação a objetos isolados: compreende a evolução de todo o cenário de condução”, garante a Nissan.
E vai mais longe: “Ao aprender o fluxo de mudanças no meio envolvente, consegue adaptar-se a uma grande variedade de situações reais e tomar decisões precisas, mesmo em cenários complexos, da mesma forma como faria um condutor atento e experiente”.
Os veículos de demonstração equipados com o ProPILOT de nova geração contam com um sensor LiDAR de elevado desempenho montado no tejadilho, que é considetado um elemento-chave da funcionalidade tecnológica Ground Truth Perception da Nissan.
O LiDAR consegue detetar objetos a distâncias superiores às câmaras, reforçando a segurança em condução a alta velocidade e em condições noturnas.

Salto tecnológico
A Nissan tem vindo a evoluir, progressivamente, a sua tecnologia de assistência ao condutor: desde a condução em faixa única em autoestrada (ProPILOT) até ao suporte em múltiplas faixas (ProPILOT 2.0). Com a próxima geração do ProPILOT, a marca pretende oferecer uma assistência fiável mesmo em estradas urbanas complexas.
“O nosso sistema ProPILOT 2.0 tem sido bem recebido, mas a próxima geração da tecnologia ProPILOT da Nissan trará ainda mais funcionalidades inovadoras e proporcionará a sensação de ter um condutor humano experiente ao volante”, sublinha Eiichi Akashi, diretor de Tecnologia da Nissan.
Segundo acrescenta, “vai adaptar-se a condições de trânsito mais complexas e proporcionar maior confiança e tranquilidade, enquanto reforça a segurança não só para o condutor, mas, também, para todos os utilizadores da estrada”.
Esta iniciativa faz parte do esforço abrangente da Nissan para inovar a mobilidade, promovendo deslocações mais limpas, seguras e acessíveis. Está alinhada com o objetivo da marca, de reforçar as suas capacidades tecnológicas e competitividade, com a ambição de se tornar líder no setor da mobilidade do futuro.
A Nissan prevê lançar o sistema ProPILOT de nova geração em modelos de produção destinados ao mercado interno japonês a partir do exercício fiscal de 2027.
Mais sobre a Nissan aqui.