“Cerca de 30% das avarias registadas em veículos pesados na Europa estão diretamente relacionadas com os pneus”, revela a Euromaster, especialista em manutenção integral de veículos, em comunicado. “Em 90% dos casos, a causa é a perda de pressão”, sublinha a empresa.
Controlos diários
Pela importância dos pneus na segurança e pelo impacto do seu peso e dimensão, desde julho de 2024 que todos os veículos pesados recém-fabricados, incluindo semirreboques, devem estar equipados com TPMS (Tire Pressure Monitoring System), conforme a norma europeia UN ECE R-141.
“A pressão insuficiente não só pode provocar avarias como aumentar o risco de acidente. Estima-se que 80% das perfurações poderiam ser evitadas com controlos diários da pressão — tarefa, hoje, assegurada pelo TPMS através de sensores que monitorizam, continuamente, o estado dos pneus”, explica.
“Sempre que a pressão desce 20% abaixo da recomendada (cerca de 0,2 bar), o sistema alerta o condutor por mensagem ou luz de aviso”, reforça.
Nessa situação, “devem ser verificados pneus, travões e jantes. Se surgirem danos ou persistirem dúvidas, o mais seguro é recorrer a assistência ou a uma oficina especializada”, defende a Euromaster.
Programas regulares
“A Euromaster está preparada para realizar a manutenção do TPMS, assegurando maior segurança e menores custos operacionais. Um sistema em bom estado ajuda a evitar paragens inesperadas, atrasos nas entregas e despesas adicionais”, afirma a mesma fonte.
E realça, no mesmo comunicado: “Os pneus representam cerca de 40% dos custos diretos e indiretos de uma transportadora, incluindo consumo de combustível, avarias e substituições. Mais de 30% desse valor está ligado ao combustível, já que um pneu em mau estado ou com pressão inferior à recomendada provoca consumo adicional e desnecessário”.
A Euromaster recomenda ainda às frotas e motoristas independentes “programas regulares de manutenção, com especial atenção ao TPMS e ao estado dos pneus, para garantir segurança, poupança e eficiência”.
Mais sobre a Euromaster aqui.