Durante muitos anos, o GLC foi o modelo mais popular da Mercedes-Benz, liderando, repetidamente, as tabelas como o mais vendido da marca em todo o mundo. Tal como aconteceu novamente no primeiro semestre de 2025.
“Agora, os clientes podem esperar um novo modelo fascinante: o novo Mercedes-Benz GLC com tecnologia EQ, que deverá expandir a gama a partir do primeiro semestre de 2026”, adianta a marca alemã.
“O amplo feedback dos clientes de todo o mundo definiu o desenvolvimento do GLC elétrico desde o início. Determinado, refinado e inequivocamente um GLC, melhora ainda mais tudo o que os clientes da Mercedes-Benz adoram”, garante.
“O novo GLC elétrico assinala um ponto de viragem no segmento de gama média. Lidera com uma linguagem de design sofisticada e inteligência impulsionada pelo supercérebro MB.OS, impulsionado pela IA”, refere o comunicado.
Desenvolvido prioritariamente para veículos elétricos, como primeiro modelo de uma família de veículos completamente nova, assume destacar-se em termos de desempenho, autonomia, eficiência e velocidade de carregamento.

“Ao mesmo tempo, estabelece novos padrões na sua classe em termos de design, valor, versatilidade e espaço: o novo GLC oferece ainda maior amplitude para as pernas e para a cabeça do que os seus irmãos com propulsão convencional, bem como uma impressionante capacidade de reboque de 2,4 toneladas”, diz a Mercedes-Benz.
Interior… vegan
Mais: “Ao entrar no novo GLC, os clientes são recebidos pelo deslumbrante e totalmente integrado MBUX HYPERSCREEN. Com 99,3 centímetros (39,1”), é o maior ecrã aplicado num Mercedes-Benz até à data”, enfatiza.
E os elogios continuam: ”Combinado com uma luz ambiente acolhedora e convidativa que ilumina até o teto panorâmico estrelado SKY CONTROL, eleva a um novo patamar a sensação única de ‘Bem-vindo a Casa’ da Mercedes-Benz, com conforto, segurança e apoio. A sensação familiar e intuitiva de pertença no novo GLC elétrico torna-o num espaço acolhedor que se integra perfeitamente na vida dos seus condutores”.
A Mercedes-Benz estabelece também novos padrões no equipamento interior, com o opcional Pacote Vegan. Este sumptuoso conjunto de materiais de interior é certificado pela The Vegan Society. O que torna a Mercedes-Benz no primeiro fabricante automóvel do mundo a oferecer um interior vegan com certificação independente.
“A experiência de condução incomparável do novo GLC inclui sistema de travagem One-Box. Proporciona uma desaceleração excecionalmente suave, consistente e segura, seja por recuperação de energia ou travagem por fricção”, pode ler-se no mesmo documento.
Os sistemas MB.DRIVE tiram partido de até 10 câmaras exteriores, cinco sensores de radar e 12 sensores ultrassónicos para oferecer assistência avançada ao condutor de primeira classe.

Serviço MB.CHARGE Public
“E com a suspensão pneumática inteligente, familiar ao Classe S, o novo GLC garante um conforto de condução supremo. Isto combina-se com a direção do eixo traseiro a 4,5° para uma agilidade excecional”, revela.
Uma experiência de carregamento intuitiva e sem interrupções é, também, garantida com a função de reserva integrada para postos de carregamento como parte do serviço MB.CHARGE Public. A Mercedes-Benz é o primeiro fabricante a oferecer esta funcionalidade. Além disso, o novo GLC está equipado com tecnologia de carregamento bidirecional.
O novo GLC elétrico afirma combinar a fiabilidade e a elegância da Mercedes-Benz com sistemas de propulsão elétrica de última geração e software inteligente e intuitivo. Concebido para se adaptar sem esforço a diversas necessidades e estilos de vida, dá continuidade ao legado do GLC em formato elétrico – icónico, versátil, intuitivo e suave.
“A Mercedes-Benz irá oferecer um portefólio diversificado de sistemas de propulsão para satisfazer todas as necessidades dos clientes. Com uma autonomia impressionante, um desempenho potente e o conforto esperado de um Mercedes-Benz, o novo GLC define o futuro da condução elétrica”, diz a marca.
“Os clientes podem esperar o modelo topo de gama no lançamento no mercado, GLC 400 4Matic com 360 kW e até 713 km de autonomia. Quatro outros modelos impressionantes serão lançados em breve”, garante.

Impulsionado por IA
Tal como o cérebro humano orquestra pensamentos, sentidos e ações, o Sistema Operativo Mercedes-Benz (MB.OS) integra e controla todos os aspetos do veículo – desde o infoentretenimento e a condução automatizada até ao conforto corporal e ao carregamento.
No centro deste sistema, está a Inteligência Artificial avançada, permitindo ao veículo aprender as preferências do condutor, adaptar-se às condições em mudança e tomar decisões em tempo real para uma experiência mais segura e intuitiva.
Este supercérebro impulsionado por IA interage naturalmente com os ocupantes, garantindo uma viagem inteligente e fluida. O MB.OS não só lida com uma complexidade semelhante à do cérebro humano, como, também, utiliza chips extremamente poderosos, capazes de realizar 254 triliões de operações por segundo.
Estes computadores de elevado desempenho ligados à Mercedes-Benz Intelligent Cloud permitem atualizações remotas de todo o software do veículo, mantendo o GLC atualizado e atrativo durante muitos anos.
A arquitetura chip-to-cloud está profundamente integrada, garantindo a proteção dos dados e a conectividade do chip à cloud. Isto permite o controlo preciso de todos os atuadores e sensores, desde o infoentretenimento ao conforto e carregamento, proporcionando uma experiência de condução incomparável e uma integração inteligente das funções do veículo na interface do utilizador. O MB.OS transforma o GLC num companheiro inteligente que pensa, aprende e evolui com o condutor.

Início de uma era
O novo GLC incorpora as proporções clássicas de um SUV médio da Mercedes-Benz de uma forma moderna e cativante. É o primeiro Mercedes-Benz com a grelha cromada redesenhada que define a marca.
“Como uma obra-prima iluminada de alta tecnologia, esta grelha icónica redefine a identidade visual da marca, exalando prestígio e autoconfiança. A silhueta dinâmica, com as suas linhas de ombros esculturais e cavas das rodas pronunciadas, enfatiza a sua presença imponente”, dá conta.
“No interior, a Mercedes-Benz eleva a filosofia de design da Pureza Sensual a um novo patamar. O novo MBUX HYPERSCREEN, com a sua majestosa flutuação e sem emendas, cria uma experiência espacial impressionante e imersiva com elegância digital”, descreve.
Mais: “A iluminação ambiente ativa realça a impressão futurista. O espaço generosamente ampliado, sobretudo na traseira, e o tejadilho panorâmico, de série, conferem ao interior um aspeto amplo e elegante”.
Como opção, o teto panorâmico SKY CONTROL está disponível com vidros comutáveis e iluminação ambiente que dá luz a 162 estrelas no céu noturno. Os materiais de elevada qualidade garantem uma sensação tátil e uma elegância de primeira classe – incluindo opções sem ingredientes de origem animal.
O GLC 400 4MATIC conta com o modo “Terrain” como programa de condução para estradas de terra batida ou gravilha, ajustando as características da tração, direção e travagem. A função “capot transparente” permite uma visão virtual sob a dianteira do veículo, combinando imagens da câmara frontal e das câmaras dos retrovisores exteriores.
Mais sobre a Mercedes-Benz aqui.