NTK reforça gama de válvulas EGR com 32 novas referências

A NTK Vehicle Electronics amplia a sua gama de válvulas EGR com 32 novas referências, que cumprem todas as metas europeias de emissões.
Check-up Media NTK EGR

A NTK Vehicle Electronics, fornecedor global de sensores e válvulas equivalentes a OE para o aftermarket automóvel, anunciou uma expansão significativa da sua linha de válvulas de recirculação de gases de escape (EGR) com a introdução de 32 novos componentes de última geração.

“Este reforço, lançado em duas fases, cobre mais de 22,8 milhões de veículos em 2025 e consolida a posição da NTK como fabricante de referência deste componente essencial”, avança, em comunicado.

54% do parque europeu

A empresa prevê que, até 2027, a nova oferta permita um aumento global de cobertura de 9%, alcançando 54% do parque automóvel europeu. “Até agora, a gama já integra 185 referências, estando a NTK na fase final de um plano de três anos para alargar a gama de válvulas EGR no aftermarket”, explica a Niterra.

A primeira parte do lançamento, com 11 referências, inclui aplicações para fabricantes como Volkswagen Group, Mercedes-Benz, Nissan e Renault Group. Entre elas, destaca-se a EGPO-N187, para o Škoda Octavia, a EGP3-V190, para a Ford Transit, e a EGE5-A207, para os populares Nissan Qashqai e Dacia Duster.

“Estas novas referências cobrem mais de 11,9 milhões de veículos em 2025, aumentando a cobertura global em 4% e posicionando a NTK entre os seis principais fornecedores de válvulas EGR”, sublinha a mesma fonte.

Check-up Media NTK EGR
Reduzir emissões

As restantes 21 referências acrescentam aplicações que abrangem veículos comerciais ligeiros, como Mercedes-Benz Vito, Renault Traffic III, Nissan NV300 e Fiat Doblò, bem como os modelos premium Audi A3, BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C. No total, representam um potencial de 10,9 milhões de veículos, “traduzindo-se num aumento de cobertura de 5% e elevando a cobertura pan-europeia para 50%”, acrescenta a NTK.

“As válvulas EGR desempenham um papel central no sistema de emissões dos veículos, reduzindo a temperatura máxima de combustão e, consequentemente, a produção de óxidos de azoto (NOx). Introduzidas na Europa na década de 1990 para cumprir as metas Euro 1, são, atualmente, utilizadas em todos os automóveis a gasóleo e em cerca de um terço dos modelos a gasolina”, explica.

Segundo Frank Massia, diretor de marketing Aftermarket EMEA da Niterra EMEA GmbH, “esta extensão da gama de válvulas EGR da NTK demonstra o nosso compromisso em fornecer componentes de motor de elevada qualidade. Além de reforçar a nossa oferta no aftermarket, contribui para a redução das emissões e para a satisfação das exigências dos clientes”.

Todas as novas válvulas foram submetidas a rigorosos testes, cumprindo as normas europeias mais exigentes e garantindo desempenho equivalente ao OE. As informações técnicas e aplicações já estão disponíveis no TecDoc Web Catalogue desde agosto e setembro de 2025 e serão, também, integradas na próxima edição dos catálogos impressos da marca.

Mais sobre a Niterra aqui.

artigos relacionados

Últimas

Em estrada