A Nissan Motor Company avança com uma parceria com a empresa norte-americana LiCAP Technologies, Inc. para o desenvolvimento de tecnologia de processo de produção do elétrodo para baterias de estado sólido (ASSB – All-Solid-State Batteries).
“O desenvolvimento de um processo de produção a seco para o elétrodo de cátodo representa uma mais-valia para a produção eficiente e a futura comercialização das baterias de estado sólido”, refere, em comunicado.
“Em comparação com os métodos convencionais, que utilizam solventes, os elétrodos de processo a seco eliminam a necessidade de secagem e de recuperação de solventes, reduzindo, de forma significativa, os custos de fabrico e o impacto ambiental. Contudo, tendo em vista a produção em larga escala, alcançar elevados níveis de eficiência continua a ser um desafio para este tipo de tecnologia”, acrescenta.
No mesmo documento, pode ler-se: “A tecnologia proprietária Activated Dry Electrode da LiCAP apresenta vantagens importantes em termos de eficiência de produção e desempenho, face aos métodos tradicionais”.
E vai mais longe: “A parceria entre a Nissan Motor Company e a LiCAP permitirá acelerar o desenvolvimento de processos de produção de elétrodos a seco, representando um passo crucial rumo à concretização da próxima geração de veículos elétricos equipados com baterias de estado sólido de elevada performance e custos competitivos”.
A concluir, a nota de imprensa dá conta que “a Nissan iniciou a operação de uma linha experimental de produção e teste de baterias de estado sólido em janeiro de 2025. A Nissan mantém o objetivo de lançar os primeiros veículos elétricos equipados com baterias de estado sólido desenvolvidas internamente até ao exercício fiscal de 2028, reforçando o seu compromisso com a investigação e o desenvolvimento nesta área estratégica”.
Mais sobre a Nissan aqui.