A SGS Portugal, empresa especialista mundial em testes, inspeção e certificação, tornou-se no primeiro organismo de inspeção no país com acreditação nacional para operar no âmbito do esquema SERMI (Security Related Vehicle Repair and Maintenance Information).
A distinção foi concedida pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC) e posiciona a SGS como “parceira estratégica para oficinas e prestadores de serviços remotos que necessitam de acesso a informações essenciais de segurança nos veículos”, avança o comunicado.
Informação dos fabricantes
“Em vigor desde 1 de abril de 2024, ao abrigo do Regulamento (UE) 2018/858, o esquema SERMI permite às oficinas e aos prestadores de serviços acederem, de forma normalizada e segura, a áreas específicas dos websites dos fabricantes, onde se encontram dados sensíveis como chaves, imobilizadores, centralinas (ECU), interruptores de ignição e sistemas de bloqueio”, explica a SGS.
Para apoiar a transição, a SGS Portugal está a desenvolver parcerias estratégicas com entidades representativas do setor automóvel, ajudando as empresas a obter a certificação obrigatória. “Trata-se de um certificado digital pessoal e intransmissível, indispensável para quem realiza intervenções relacionadas com a segurança eletrónica dos veículos”, salienta a empresa, no mesmo documento.
Apoio especializado
“É um orgulho sermos a primeira entidade com acreditação nacional pelo IPAC para o esquema SERMI”, afirma Adriana Moura, product manager da área de Connectivity & Products da SGS Portugal. “Estamos preparados para apoiar as empresas na obtenção desta certificação imprescindível, reforçando qualidade, segurança e confiança junto dos clientes”, reforça.
Entre as principais vantagens da certificação SERMI, estão a “melhoria da qualidade dos serviços, o reforço da segurança para os clientes, o apoio especializado na implementação, a diferenciação face à concorrência e o posicionamento das empresas como referências de confiança no mercado”, acrescenta a SGS Portugal.