Desenvolvido sob o conceito de um “SUV Grand Touring que proporciona uma experiência apaixonante”, o Nissan X-Trail NISMO incorpora a filosofia de todos os veículos de estrada NISMO, combinando desempenho de competição com condução diária.
“A sua eficiência aerodinâmica e design derivam da tecnologia de competição, enquanto a sua afinação exclusiva proporciona um desempenho de condução envolvente”, adianta a Nissan.
“O X-Trail NISMO foi desenvolvido para proporcionar uma experiência de condução de excelência, com uma agilidade ímpar em curva, uma aceleração poderosa e uma condução refinada. A suspensão inclui uns inéditos amortecedores KYB com sistema de válvula oscilante”, acrescenta.
Segundo diz, “esta tecnologia permite minimizar o movimento da carroçaria – um desafio específico dos SUV de grande altura – e maximizar o conforto de condução”.
Mais: “O sistema de tração integral e-4ORCE foi especificamente ajustado para o Nissan X-Trail NISMO. Aumenta a distribuição do binário para o eixo traseiro e atua sobre as rodas dianteiras melhorando a condução em curva, otimizando a manutenção da trajetória durante a aceleração”, sublinha.

Forma e função
Adicionalmente, as características de aceleração e a repartição de binário entre os eixos dianteiro e traseiro são calibradas em função de cada modo de condução, assegurando uma resposta adequada a diferentes condições de utilização.
“O X-Trail NISMO está equipado com pneus Michelin Pilot Sport EV, que maximizam o desempenho do e-4ORCE ajustado pela NISMO. As jantes de 20” apresentam aros mais largos para melhorar a resposta durante a condução e a direção assistida foi otimizada para complementar a suspensão e os pneus”, dá conta o comunicado.
O X-Trail NISMO incorpora um módulo de controlo do veículo (VCM) especialmente ajustado, oferecendo um modo “Sport” que dá prioridade à capacidade de resposta e um modo “Auto” concebido para aceleração de média a alta velocidade — permitindo aos condutores desfrutar tanto da velocidade como do conforto em situações quotidianas.
“O design do X-Trail NISMO incorpora a força e a fiabilidade de um SUV, perfeitamente integrado com o estilo distinto da NISMO, que proporciona um desempenho aerodinâmico impressionante e uma dinâmica de condução excecional em todas as situações”, assegura a Nissan.
“Na dianteira, foram aplicados detalhes negros cromados que se estendem horizontalmente acima da grelha, integrando-se, perfeitamente, com as luzes exclusivas para enfatizar uma postura mais encorpada”, pode ler-se no mesmo documento.

Conforto e desportivismo
O spoiler dianteiro, adornado com o logótipo NISMO no centro, gera força descendente. Já os spoilers laterais, com detalhes em vermelho vibrante, amplificam esse efeito, alargando a zona de pressão negativa sob o veículo. Na traseira, um difusor inferior e luzes de nevoeiro inspiradas nas corridas evocam a estética do automobilismo.
“As jantes de alumínio exclusivas de 20” do X-Trail NISMO têm uma abertura central ampla para melhorar o arrefecimento dos travões e um aro externo plano para otimizar o fluxo de ar. Utilizando o processo MAT da Enkei, as jantes alcançam leveza e alta rigidez”, afirma a Nissan.
“Juntos, estes elementos de design funcional melhoram o desempenho, gerando força descendente sem aumentar a resistência do ar (reduzindo a elevação em 29% em comparação com o modelo de base)”, acrescenta.
“Com uma cor base em preto e detalhes marcantes em vermelho, o interior mantém o conforto e o lado prático reconhecidos do X-Trail, ao mesmo tempo que incorpora a qualidade premium e a dinâmica dos modelos NISMO”, enfatiza.
E vai mais longe: “Para quem procura maior desportivismo, os bancos Recaro, ajustados pela NISMO, estão disponíveis como opção. Oferecem elevados níveis de apoio para suprimir o movimento do corpo durante as curvas, ajudando o condutor a sentir-se em sintonia com o veículo, e estão equipados com mecanismo de reclinação elétrica e aquecimento para oferecerem maior conforto”.
A concluir, a marca japonesa refere que “as vendas do X-Trail NISMO estão programadas para começar a 24 de setembro, no Japão. Este modelo não tem previsão de eventual chegada ao mercado nacional”.
Mais sobre a Nissan aqui.