A ams OSRAM anunciou uma recolha de segurança imediata para lotes específicos do compressor OSRAM TYREinflate 6000 (OTIR6000) “devido a um problema de qualidade detetado no circuito de proteção da bateria de iões de lítio”, avança a empresa.
“A falha pode permitir a sobrecarga da bateria, representando um potencial risco de sobreaquecimento ou mau funcionamento”, explica.
Substituição gratuita
“A medida aplica-se a produtos com os EAN 4062172294515 e 4062172294522, fabricados entre janeiro de 2022 e maio de 2023 (lotes n.°s 35/21 a 04/23), integrados no portefólio de CEA — Cuidado e Equipamento Automóvel”, sublinha a empresa.
A empresa recomenda aos clientes que “deixem de utilizar o produto de imediato e que o descartem de forma adequada”, alerta. Para minimizar o impacto, os consumidores afetados podem solicitar um dispositivo de substituição gratuito através do website oficial da marca, em www.osram.com/am-product-recall.

Alternativamente, podem optar por reparar o dispositivo atual contactando diretamente o Serviço de Atendimento ao Cliente, através do email automotive-service@osram.com.
Investigar origem
No mesmo comunicado, a ams OSRAM reforça o “compromisso com a qualidade, segurança e fiabilidade dos seus produtos, lamentando qualquer inconveniente causado”.
A empresa está ainda a “investigar, em detalhe, a origem do problema em colaboração com as suas equipas de produção e garantia de qualidade”. A mesma fonte assegura ainda que “nenhum outro produto da gama OSRAM TYREinflate está afetado por esta falha, uma vez que apresentam designs internos diferentes”.
A ams OSRAM solicita, também, que os consumidores “informem amigos e familiares sobre a recolha para garantir que todos os utilizadores em risco sejam abrangidos pela ação de substituição gratuita”.
Mais sobre a OSRAM aqui.