JLR impulsiona utilização de energias renováveis

A sede da empresa, em Gaydon, acolhe um parque solar de 26 hectares, equivalente a 36 campos de futebol, e o maior parque solar em telhado no ramo automóvel do Reino Unido.
Check-up Media JLR

A JLR atingiu um marco significativo na implementação da sua estratégia global de energias renováveis com a abertura de um novo parque solar, este verão, com a dimensão de 36 campos de futebol na sua sede, em Gaydon.

A instalação, de 26 hectares e 18 MW, irá fornecer até 31% das necessidades de energia, marcando a conclusão do primeiro de três dos seus projetos de energia solar no Reino Unido.

Paralelamente ao desenvolvimento, a JLR avançou nos seus esforços de biodiversidade, plantando flores silvestres autóctones por baixo e entre os painéis montados no solo, e restaurando sebes com espécies amigas das aves e dos polinizadores, visando um aumento da biodiversidade muito acima dos níveis obrigatórios.

Entretanto, uma nova instalação alargada no telhado do Centro de Produção de Propulsão Elétrica (EPMC) da companhia em Wolverhampton, no Reino Unido, deverá estar concluída no próximo outono. Irá integrar mais de 18.000 painéis solares, tornando-a na maior instalação solar no telhado de uma fábrica automóvel no Reino Unido.

Construído com base num sistema existente no telhado, o novo sistema, de 10,7 MW, irá produzir, aproximadamente, 9.512 MWh de eletricidade por ano – o suficiente para abastecer mais de 3.500 casas durante um ano.

A capacidade solar combinada irá satisfazer cerca de 40% das necessidades energéticas das instalações, apoiando a produção de unidades de propulsão elétrica e baterias para os seus veículos da próxima geração.

Check-up Media JLR 2
Redução nas emissões

A joint venture da JLR na China, CJLR, também fez progressos consideráveis na autossuficiência energética com uma expansão de 20 MW na sua instalação solar em telhado.

Desde a sua entrada em funcionamento, no mês de maio de 2025, a unidade de produção gerou mais de 50% do seu consumo mensal de energia, apoiando a poupança de energia, a redução de custos e a regulação da temperatura graças ao sombreamento adicional.

Em 2026, a JLR irá iniciar a instalação de mais de 10 MW de painéis solares para sombreamento de veículos nas suas instalações de Merseyside, tornando-se na maior instalação de painéis solares para estacionamento coberto de automóveis do Reino Unido.

Os planos atuais incluem estruturas de cobertura em Halewood, com passadeiras solares dos parques de estacionamento principais até às entradas das instalações, proporcionando a colaboradores e visitantes o carregamento de veículos elétricos enquanto se encontram nas instalações, bem como estacionamento abrigado e proteção contra as condições meteorológicas.

O fabricante de veículos de luxo assumiu o compromisso de satisfazer, pelo menos, um terço das suas necessidades energéticas globais a partir de fontes renováveis locais e próximas, como alternativas ao gás natural, até 2030 – reduzindo as emissões, maximizando a resiliência energética e atenuando a exposição à volatilidade do mercado através da autossuficiência.

Até à data, a JLR já conseguiu uma redução de 23,4% nas emissões operacionais em comparação com os valores base do local no FY19/20 utilizando medidas de mudança de energia e eficiência.

Mais sobre a JLR aqui.

artigos relacionados

Últimas