A BYD, que se assume como fabricante líder mundial de veículos movidos a novas energias (EV e PHEV) e baterias elétricas, inaugurou, oficialmente, o seu circuito todo-o-terreno em Zhengzhou, um dos primeiros na China, concebido, especificamente, para veículos elétricos e super híbridos plug-in, e confirmou planos para novas expansões.
As instalações de Zhengzhou incorporam o conceito da BYD de “Tecnologia para Todos”, servindo como local para corridas em circuito fechado, treino de pilotos profissionais e diversas experiências em pista, com o objetivo de promover a cultura dos veículos movidos a novas energias.
O circuito inclui oito zonas com características diferentes: Duna Interior de Areia, Anel de Baixa Fricção, Kick Plate, Piscina Rasa, Paddock Dinâmico, Pista de Corrida, Parque Off-Road e Área de Acampamento.
“Diferente dos designs convencionais de pista com uma única funcionalidade, o circuito de todo-o-terreno de Zhengzhou proporciona uma experiência inédita que inclui travessia de água, escalada de dunas de areia em recinto fechado e condução fora de estrada, entre outras atividades, permitindo aos visitantes explorar diversos cenários num único local”, explica a BYD Portugal.
“Com uma queda vertical de 29,6 metros e uma inclinação de 28°, a duna interior de areia de Zhengzhou foi certificada pelo Guinness World Records como a maior e mais alta instalação de escalada de dunas para testes de automóveis”, acrescenta.

Condições únicas
Construída com 6.200 toneladas de areia para imitar a composição granular do deserto de Alxa, oferece uma experiência autêntica de subida de dunas para todos.
“A piscina de travessia aquática, com 70 metros de comprimento, foi projetada, exclusivamente, para o YANGWANG U8 (marca do Grupo BYD). Através do vidro de observação subaquática, os visitantes podem ver o veículo a deslocar-se para a frente sem esforço, sendo capaz de virar e recuar na água graças à e4-Platform, que redefiniu os padrões de segurança em cenários de condução extremos”, pode ler-se no mesmo documento.
Além de proporcionar experiências de condução excecionais, o circuito também serve como um local ideal para demonstrar tecnologias de segurança em veículos movidos a novas energias.
“O Kick Plate simula condições de estrada com gelo, com uma superfície de cimento molhada e polida. Utilizando placas de sucção móveis para simular a perda de controlo, permite aos condutores vivenciar situações de emergência num ambiente controlado”, revela o comunicado.
“O Anel de Baixa Fricção, a primeira pista circular de 44 metros de diâmetro da China, é composta por 30.000 tijolos de basalto lisos combinados com uma cobertura de água de 3 mm”, frisa.

“Isto permite atingir um coeficiente de atrito constante entre o gelo e a neve. Com a resposta ao nível de milissegundos do controlo eletrónico e os sistemas inteligentes de controlo de carroçaria dos modelos BYD, os condutores conseguem facilmente derrapagens estáveis que proporcionam momentos de diversão”, reforça.
Mais a caminho
A pista de corrida de 1.758 metros inclui nove curvas e uma secção de aceleração reta de 550 metros. Os condutores podem experimentar a aceleração na reta ou testar a precisão da direção dos veículos em curvas extremas.
O paddock dinâmico de 15.300 m2 apresenta mais de uma dúzia de cenários, como o slalom padrão, “teste do alce” e estacionamento automatizado, permitindo testar toda a gama de tecnologia inteligente da BYD.
Um total de 27 cenários off-road, que vão do nível iniciante ao avançado, permitem que a diversão da condução fora de estrada seja acessível a um público mais amplo. Mesmo um SUV urbano com tração integral inteligente pode andar, de forma confiante, em terrenos de nível iniciante.
“Além do Circuito de Zhengzhou, a BYD abrirá, em breve, instalações em Hefei e Shaoxing. Notavelmente, a área off-road em Shaoxing cobre 2.000 acres a uma altitude de 500 metros”, dá conta o comunicado.

“A BYD e a Federação de Desportos Automóveis e Motociclísticos da China (CAMF) anunciaram, oficialmente, o ‘Novo Plano de Circuitos’ para desenvolver a cultura das corridas em mais pessoas, com o objetivo de atingir um milhão de utilizadores e formar 100 pilotos profissionais”, enfatiza.
Reimaginação da experiência
“Os Circuitos BYD irão acelerar a profissionalização dos eventos de corridas NEV na China e remodelar a cultura automóvel chinesa”, afirmou Guojun Zhan, presidente da CAMF.
Os circuitos de todo-o-terreno da BYD são mais do que uma coleção de locais. Representam uma reimaginação da experiência de condução de veículos elétricos de forma coletiva.
Ao tornar tecnologias de ponta, instalações profissionais e cenários extremos tangíveis e acessíveis, os circuitos pretendem destruir barreira e servir como uma vitrine para as inovações dos veículos elétricos e como uma ponte para popularizar a cultura dos veículos elétricos.
Mais sobre a BYD aqui.