Clarios reforça reciclagem na Europa

Empresa expande a reciclagem de baterias na Europa com três novas unidades e reforça o compromisso com a economia circular.
Check-up Media Clarios recycling

A Clarios, especialista global em soluções avançadas de armazenamento de energia, anunciou uma expansão significativa da sua capacidade de reciclagem na Europa, com a integração de três novas unidades localizadas em Freiberg e Braubach (Alemanha) e Arnoldstein (Áustria).

O acordo, que envolve instalações atualmente operadas pela Ecobat, visa reforçar a estratégia da empresa para liderar a economia circular e promover uma produção de baterias mais sustentável em toda a região da EMEA.

Primeira unidade

“Com esta integração, a Clarios passa a contar com maior capacidade interna de reciclagem de chumbo e novas competências no processamento e reaproveitamento de polipropileno (Poly), incluindo a sua primeira unidade própria de compostagem de plásticos”, afirma a empresa, em comunicado.

“Esta evolução posiciona a empresa de forma estratégica para cumprir os regulamentos europeus que exigem que 25% dos plásticos utilizados nos veículos provenha de materiais reciclados, incluindo os de Veículos em Fim de Vida (VFV)”, sublinha.

Conclusão em 2026

“A integração destas instalações permitirá à Clarios fechar o ciclo de vida das baterias, fornecendo materiais reciclados de elevada qualidade para as suas linhas de produção, incluindo as baterias da marca VARTA, utilizadas por milhões de condutores em toda a Europa”, conclui a Clarios, no mesmo documento.

A terminar, refira-se que a conclusão da transação está prevista para o início de 2026, sujeita à aprovação das entidades regulatórias.

Mais sobre a Clarios aqui.

artigos relacionados

Últimas

Internacional