Lamborghini Fenomeno: sistema híbrido com 1.080 cv

Limitado a 29 unidades, novo superdesportivo, equipado com sistema híbrido de 1.080 cv, celebra a performance da marca e o 20.° aniversário do Centro Stile da Lamborghini.
Check-up Media Lamborghini Fenomeno

A Automobili Lamborghini apresentou, na Monterey Car Week 2025, o novo Fenomeno, um “Few Off” de edição limitada a apenas 29 unidades que celebra o legado da marca em termo de modelos exclusivos.

“Novos níveis de performance e de inovação técnica, design emblemático e único do Lamborghini Centro Stile, que, há 20 anos, apresentou o primeiro automóvel inteiramente desenhado pelo recém-inaugurado departamento de design da casa de Sant’Agata Bolognese”, refere o comunicado.

“O Fenomeno é um original ‘manifesto de design’ da Lamborghini, levando ao extremo os elementos estilísticos mais representativos da marca. Além do estilo exclusivo e da aerodinâmica personalizada desenvolvida para o veículo, o Fenomeno está equipado com o mais potente motor V12 da história da Lamborghini, combinado com três motores elétricos”, acrescenta.

A potência total é de 1.080 cv, com um recorde de 835 cv disponibilizados pelo motor V12 atmosférico, e 245 cv adicionais desenvolvidos pelos três motores elétricos. O Fenomeno é definido por um nível de potência sem precedentes, que o condutor pode explorar na plenitude graças a soluções técnicas incorporadas pela primeira vez num Lamborghini, como o sensor 6D e os travões carbocerâmicos CCM-R Plus.

“O Fenomeno é a derradeira expressão da tradição de modelos de edição limitada da Lamborghini. Inaugurada com o Reventón, entre os modelos ‘few off’ subsequentes incluem-se o Sesto Elemento (2010), o Veneno (2013), o Centenario (2016), o Sián (2019) e o Countach (2021)”, revela.

Check-up Media Lamborghini Fenomeno rear
Touro muito bravo

O nome Fenomeno, como é tradição na Lamborghini, provém de um touro muito bravo e célebre, toureado em Morelia, no México, em 2002. Após uma lide entre dois toureiros, o touro foi perdoado pelas excecionais qualidades de que deu mostras. Em italiano e em espanhol, Fenomeno significa “fenomenal”, simbolizando algo verdadeiramente excecional e único.

O sistema de propulsão está alojado na “monofuselagem”, o inovador chassis da Lamborghini inspirado na aeronáutica, que, além de contar com uma monocoque integralmente construída em fibra de carbono multitecnologias, inclui uma estrutura dianteira em Forged Composite, um material especial composto por fibra de carbono curta impregnada em resina.

Este material tem sido produzido e utilizado pela Lamborghini desde a estreia, em 2007, do Reventón, o precursor de todos os ‘few-off’, e pioneiro, graças à sua carroçaria futurista, inteiramente construída em fibra de carbono.

“O Fenomeno está, também, equipado com tecnologias tipicamente encontradas em automóveis de competição, otimizando a dinâmica do veículo, e proporcionando ao condutor a melhor experiência ao volante de um V12”, pode ler-se no mesmo documento.

Segundo diz, “o sistema de travagem CCM-R Plus, com discos carbocerâmicos, garante a máxima eficiência, tanto em estrada como em pista. As jantes forjadas com porca de aperto central contribuem para reduzir o peso e para proporcionar uma excecional agilidade, enquanto que os pneus especiais para circuito, concebidos sob medida pela Bridgestone, oferecem uma extraordinária aderência”.

Check-up Media Lamborghini Fenomeno interior
Valores recorde

A completar o Fenomeno está uma suspensão de afinação desportiva, que o torna extremamente preciso e estável em condução desportiva. Estas características, juntamente com a potência excecional, fazem do Fenomeno o mais rápido Lamborghini de sempre, tanto na aceleração dos 0 aos 100 km/h, que cumpre em 2,4 segundos, como nos 0 aos 200 km/h, que faz em 6,7 segundos. A velocidade máxima supera os 350 km/h. A relação peso-potência é, também, a melhor da história da Lamborghini: 1,64 kg/cv.

O sistema S-Duct, instalado na dianteira do veículo, aumenta a carga aerodinâmica frontal, ajudando a garantir um desempenho dinâmico perfeito do veículo em condução desportiva e, também, dirige o ar para o centro do tejadilho através das ranhuras no capot.

Graças ao perfil côncavo do tejadilho, o fluxo é concentrado tanto através da tomada de ar do capot do motor, para otimizar a refrigeração dos componentes, como na asa traseira móvel, em que o seu desenho especial em forma de “ómega” maximiza a estabilidade do veículo a alta velocidade.

Visto de trás, o Fenomeno não tem precedentes na história do design da Lamborghini: uma linha contínua une a asa e os guarda-lamas, delimitando, claramente, a fronteira entre a carroçaria do veículo e a secção traseira.

Aqui, a assinatura luminosa futurista, uma reinterpretação vertical do emblemático “Y”, liga os elementos em fibra de carbono do difusor às linhas hexagonais das ponteiras de escape.

Check-up Media Lamborghini Fenomeno above

Também original é o desenho da turbina das jantes forjadas com porca de fixação central (21” na frente e 22” atrás), revestidas por pneus Bridgestone Potenza Sport, de medida 265/30 ZRF21 e 355/25 ZRF22.

Super potência

A arquitetura do Fenomeno apresenta um motor V12 de 6,5 litros, naturalmente aspirado, montado em posição central, combinado com três motores elétricos, um dos quais integrado no interior da nova caixa de oito velocidades de dupla embraiagem.

O Fenomeno está, também, equipado com uma leve bateria de iões de lítio com uma elevada potência específica, alojada na secção central do chassis. A potência debitada pelo motor V12 superquadrado é de 835 cv às 9.250 rpm, graças ao sistema de distribuição redesenhado, que permite um regime máximo de funcionamento do motor de 9.500 rpm.

A potência específica supera os 128 cv/l, a mais elevada na história dos motores V12 da Lamborghini. O binário máximo é de 725 Nm às 6.750 rpm, com 80% do mesmo a estar disponível logo às 3.500 rpm.

A transmissão às quatro rodas é garantida pelo motor de combustão interna, que entrega tração às rodas traseiras, e pelos dois motores elétricos instalados no eixo dianteiro, ao passo que o terceiro motor elétrico, de fluxo radial, posicionado sobre a caixa de velocidades, disponibiliza um binário adicional ao eixo traseiro, dependendo do modo de condução selecionado.

Check-up Media Lamborghini Fenomeno profile

O binário combinado das quatro unidades oferece níveis de performance únicos mesmo entre os superdesportivos, com 725 Nm disponibilizados pelo motor térmico, e 350 Nm por cada um dos motores elétricos dianteiros.

Sensor 6D

O mesmo acontece com a potência máxima combinada, que alcança 1.080 cv graças à potência adicional proporcionado pela nova bateria de 7 kWh, adotada, especificamente, para o Fenomeno.

Os dois motores elétricos dianteiros são de fluxo axial refrigerados por óleo e oferecem uma relação peso-potência de 110 kW por cada unidade, cada qual pesando apenas 18,5 kg.

Além de animarem as rodas dianteiras, também proporcionam uma função de vetorização de binário, para otimizar a dinâmica de condução, além de garantirem a função de travagem regenerativa.

A gestão da dinâmica do veículo é confiada a uma série de componentes específicos. No coração do sistema de controlo integrado do Fenomeno está o sensor 6D, combinado com uma lógica inovadora de controlo do veículo, introduzido, pela primeira vez, num Lamborghini.

Check-up Media Lamborghini Fenomeno front

O sensor 6D está, estrategicamente, instalado próximo do centro de gravidade do veículo, e está diretamente conectado à unidade de controlo IPB (Integrated Power Brake).

A sua função é proporcionar medições da aceleração em todos os três eixos (lateral, longitudinal e vertical) em tempo real, bem como a velocidade angular também para todos os três eixos (inclinação, rotação e guinada).

Esta informação permite estimar com extrema precisão a velocidade do veículo, o ângulo de deriva lateral e o coeficiente instantâneo de fricção entre os pneus e a superfície da estrada.

Mais sobre a Lamborghini aqui.

artigos relacionados

Últimas

Em estrada

Repintura