Euromaster alerta para sete sinais que nenhum condutor pode ignorar

Luzes de aviso, como óleo, bateria, refrigeração ou travões, podem prevenir avarias graves — se o condutor souber o que significam e agir a tempo.
Check-up Media Euromaster

Com a evolução tecnológica dos automóveis, o painel de instrumentos passou a incluir muito mais do que o simples sinal da reserva ou da temperatura.

Hoje, os carros modernos integram mais de uma dezena de luzes de aviso, cada uma com uma função clara: proteger o veículo e alertar o condutor antes que um problema se torne grave e dispendioso.

Conhecer estes sinais e agir a tempo pode fazer a diferença entre uma visita simples à oficina ou uma avaria grave e dispendiosa. Afinal, as luzes de aviso são mais do que símbolos — são alertas inteligentes ao serviço da segurança e da longevidade do automóvel.

A Euromaster identificou, no quadro abaixo, as sete luzes indicadoras mais importantes, que todos os condutores devem conhecer.

A luz amarela indica que há um ou mais pneus com pressão insuficiente. “Verificar e ajustar, regularmente, é essencial: pressão baixa pode reduzir a vida útil do pneu em 20% e elevar o consumo de combustível até 6%, além de aumentar o risco de rebentamento”, adianta a Euromaster.

“Esta luz, também amarela, surge quando o óleo está em baixo. Se o nível for muito reduzido, a Euromaster recomenda substituir todo o óleo — o motor pode estar a operar com lubrificante degradado, o que compromete a proteção interna e pode provocar avarias de milhares de euros”, explica.

“Quando a luz é vermelha, o risco é imediato: a pressão de óleo caiu perigosamente, o que pode resultar numa gripagem de componentes. O condutor deve parar de imediato o veículo”, alerta.

Uma luz vermelha com símbolo de bateria normalmente indica que o sistema não está a carregar. “Pode ser falha do alternador ou da própria bateria. Recomendação: não desligar o motor e conduzir até à oficina, reduzindo o uso de ar condicionado, rádio e outros sistemas”, revela a Euromaster, em comunicado.

“Entre várias luzes deste sistema, a vermelha é a mais crítica. Pode indicar falta de líquido dos travões ou uma falha no sistema ABS. Em ambos os casos, a segurança está em risco — deve ser avaliado com urgência”, diz.

“O símbolo vermelho de um termómetro alerta para temperatura excessiva do motor ou nível baixo de líquido de refrigeração”, frisa. “O ideal é desligar o motor de imediato. Ignorar este aviso pode queimar a junta da cabeça e danificar gravemente o motor”, acrescenta a Euromaster.

Esta luz amarela indica anomalias no motor, injeção ou escape. Pode ativar o modo de emergência, limitando o desempenho do carro”, revela a Euromaster. “Também pode sinalizar uma regeneração do filtro de partículas. Em qualquer caso, o melhor é ir à oficina rapidamente”, conclui.

Mais sobre a Euromaster aqui.

artigos relacionados

Últimas

Atualidade