A equipa Formula Student Lisboa, do Instituto Superior Técnico, escolheu o Autódromo de Castelo Branco para estrear o FST14, o novo protótipo 100% elétrico e autónomo que marca um salto qualitativo no projeto. A apresentação decorre durante a terceira edição da Formula Student Portugal, que junta até 1 de agosto mais de 650 estudantes de 32 equipas universitárias internacionais.
Evolução ambiciosa
“O novo modelo da FST Lisboa representa a evolução mais ambiciosa de sempre: mais leve, mais avançado e com soluções técnicas que colocam a engenharia portuguesa na linha da frente da competição”, garante fonte do instituto.
“O FST14 pesa apenas 200 kg e incorpora um chassis monocoque redesenhado para maior rigidez e segurança, um novo pacote aerodinâmico, um sistema de amortecimento de alta precisão e um pipeline de condução autónoma significativamente melhorado”, sublinha.
O desempenho do novo protótipo é alimentado por quatro motores elétricos AC com diferencial eletrónico, que permitem atingir os 117 km/h. A bateria, com células de lítio-cobalto (LiCoO₂), tem capacidade total de 6,33 kWh e está protegida por uma caixa em materiais compósitos, garantindo performance e fiabilidade.

Com o apoio da VINCI Energies em Portugal — e das suas marcas Actemium, Axians, Omexom e Sotécnica — a FST Lisboa dá continuidade a um percurso de sucesso. Em 2023, a equipa conquistou o 1.° lugar nas categorias de veículos elétricos (EV) e autónomos (DV), batendo ainda recordes nas provas de SkidPad e Acceleration.
“Inovar onde necessário”
Este ano, as expectativas voltam a ser elevadas. “Inovar onde necessário, evoluir onde possível e aperfeiçoar cada detalhe” é a filosofia que norteia a equipa, composta por 61 estudantes, maioritariamente das áreas de Engenharia Aeroespacial, Mecânica, Eletrotécnica e Informática, com o contributo de alunos de Economia e Gestão Industrial.
Criada em 2001 por estudantes do Técnico, a FST Lisboa nasceu com a ambição de aplicar os conhecimentos teóricos na construção de um verdadeiro carro de competição. Mais de duas décadas depois, é uma das equipas universitárias de referência na Formula Student, elevando o nome do Técnico e de Portugal nas mais exigentes provas de engenharia do mundo.
Mais sobre o FST14 aqui.