A JLR está a colaborar com a plataforma de software de carregamento inteligente de veículos elétricos ev.energy para apoiar os esforços de tornar o carregamento mais sustentável e económico para os clientes.
A empresa está a realizar um projeto-piloto no Reino Unido para testar a integração do software da ev.energy utilizando 10 veículos elétricos Jaguar I-PACE.
Durante o projeto-piloto, a plataforma de software da ev.energy será integrada na plataforma de veículos conectados da JLR para programar, de forma inteligente, o carregamento em horários favoráveis à rede, dando prioridade à energia renovável para os clientes participantes.
Após o projeto-piloto, a solução será alargada a clientes no Reino Unido, nos EUA e na UE. Esta baseia-se no trabalho da ev.energy para gerir, de forma inteligente, o fluxo e o momento do consumo de energia nos carregamentos de veículos, dando prioridade às energias renováveis e conservando a energia da rede nas horas de ponta, contando, atualmente, com a participação de mais de 55 empresas fornecedoras de energia a nível global.
Benefícios da gestão
No Reino Unido, os condutores pouparam, em média, £166 e evitaram a emissão de 489 toneladas de CO2e através do carregamento inteligente nos 12 meses até 31 de maio de 2025, o equivalente ao consumo de energia de 1449 casas durante um ano.

Já na Califórnia, durante o mesmo período, o carregamento inteligente mais do que duplicou o volume de carregamentos realizados durante a noite (das 00h00 às 18h00). O carregamento inteligente também transferiu até 45% dos carregamentos diurnos para as horas de vazio, quando a produção de energia solar era mais abundante.
A parceria surge na sequência de um investimento realizado pela divisão de capital de risco da JLR, InMotion Ventures, na ev.energy, integrada na estratégia de inovação da JLR, que explora o desenvolvimento de novas tecnologias através de joint ventures com empresas inovadoras.
A estratégia de inovação da JLR já está a dar resultados, com a JLR e a Allye Energy a co-criarem sistemas portáteis de armazenamento de energia em baterias a partir de baterias PHEV de segunda vida.
A empresa encontra-se, também, a trabalhar com a Cesium Astro, outra companhia da carteira da InMotion Ventures, para desenvolver conectividade avançada no veículo e concretizar o potencial de Veículos Definidos por Software.
Mais sobre a Jaguar Land Rover aqui.