A Hyundai Motor Company apresentou o seu Relatório de Sustentabilidade 2025, onde detalha os avanços, objetivos e estratégias que sustentam o seu compromisso com uma mobilidade mais limpa e uma gestão empresarial responsável.
O documento assenta em três pilares – Ambiente, Social, Económico – e traduz uma visão global da sustentabilidade, com medidas concretas para reduzir o impacto ambiental, garantir práticas laborais éticas e reforçar a governação corporativa.
“A Hyundai está comprometida com a mobilidade sustentável, tanto nos veículos que oferecemos como nos processos que usamos para produzi-los”, afirma José Muñoz, presidente e CEO da Hyundai Motor Company.
“Fizemos progressos notáveis na redução do impacto ambiental ao longo de todo o ciclo de vida dos nossos veículos, com o objetivo de alcançar a neutralidade carbónica até 2045”, sublinha o responsável.
Plataformas globais
“No eixo Ambiental, o relatório destaca projetos inovadores, como o Car-to-Car, que reutiliza materiais de veículos em fim de vida na produção de novos automóveis. Em paralelo, a Hyundai está a intensificar os investimentos em energias renováveis, com destaque para o maior contrato de compra de eletricidade verde (PPA) alguma vez assinado por uma empresa na Coreia do Sul e novas iniciativas em instalações internacionais”, explica a marca.

Na vertente Social, a Hyundai “reforça a adesão a plataformas globais, como a Responsible Business Alliance e a Drive Sustainability”, revela. São, também, referidas ações para avaliar riscos na cadeia de abastecimento e promover a diversidade interna, com metas atualizadas para executivos e programas de formação dedicados à liderança e a colaboradores em todo o mundo.
O pilar Económico aborda a “transparência e a independência na governação da empresa, incluindo a nomeação de diretores independentes seniores e a criação de um conselho independente, agora reforçado com duas novas mulheres”, acrescenta a marca. Estas mudanças visam assegurar uma tomada de decisão mais equitativa e aberta às diferentes partes interessadas.
Mobilidade sem emissões
Para facilitar a consulta e reforçar a transparência, o relatório inclui ainda um Sustainability Factbook com dados quantitativos sobre os últimos três anos e indicadores alinhados com os padrões internacionais da Global Reporting Initiative (GRI) e das Normas Europeias de Relatórios de Sustentabilidade (ESRS).
Desde 2003 que a Hyundai publica, anualmente, este relatório como instrumento de comunicação com investidores, clientes e comunidades globais. A edição de 2025 reforça a ambição da empresa de liderar uma transformação sustentável na indústria automóvel, com base na visão “Progresso para a Humanidade” – que defende a mobilidade sem emissões como motor de um futuro mais limpo e justo.
Mais sobre a Hyundai aqui.