DEKRA alerta para perigo dos auscultadores no trânsito

Ouvir música com auscultadores enquanto anda a pé, de bicicleta ou de trotinete pode custar caro e colocar em risco a sua vida, alerta a DEKRA.
Check-up Media headphones

Cada vez mais pessoas andam pelas ruas, pedalam ou circulam de trotinete elétrica com auscultadores ou auriculares nos ouvidos. Ouvir música ou podcasts em movimento tornou-se num hábito comum, mas há boas razões para evitar esta prática no meio do trânsito.

A mais importante? “O som alto abafa os ruídos à volta. Quando os graves estão no máximo, já não se ouve a buzina do carro ou o sino do elétrico. A visão e a audição são os sentidos mais cruciais para a segurança rodoviária. Reduzir um deles aumenta, drasticamente, o risco de acidente”, começa por explicar a DEKRA, em comunicado.

Perceção do ambiente

O investigador de acidentes da DEKRA, Denis Preissner, é claro: “Quem ouve música alta ou usa cancelamento de ruído aumenta o tempo de reação e o risco de acidente. Muitas vezes, nem se apercebem do perigo em que estão”.

Imagine este cenário: um peão quer atravessar a estrada. Olha para os dois lados, não vê carros e avança. Mas não vê o ciclista que dobra a esquina atrás dele, a gritar e a tocar a campainha. Sem auscultadores, ouviria esse aviso e poderia evitar o embate.

Com a crescente utilização de bicicletas e carros elétricos, as cidades estão a tornar-se mais silenciosas, o que é positivo para a qualidade de vida, mas aumenta o risco de colisão com veículos que não se ouvem facilmente, sobretudo em zonas com tráfego reduzido.

Check-up Media city traffic side

Falar ao telefone com auriculares enquanto se caminha ou conduz também limita a perceção do ambiente. Mesmo que o ouvido capte sons de alerta, o cérebro pode não processá-los a tempo. “Estudos mostram que até música baixa é distrativa: num teste do Instituto para o Trabalho e Saúde da Alemanha, os participantes que ouviam música demoraram 50% mais a reagir a sirenes ou buzinas”, sublinha a DEKRA.

Cancelamento de ruído

Os auscultadores com função de cancelamento de ruído são ainda mais perigosos. Bloqueiam os sons exteriores com ondas de som opostas, mesmo em volumes reduzidos.

“A ilusão de que se pode ouvir música em volume baixo e continuar atento é enganosa. Se tiver mesmo de usá-los, prefira modelos com modo de transparência ou amplificação do som ambiente – ou simplesmente desligue o cancelamento de ruído”, aconselha a mesma fonte.

“No entanto, nenhuma tecnologia substitui a atenção”, reforça Denis Preissner. O conselho da DEKRA é simples: “Guarde o telemóvel e retire os auscultadores, pelo menos, quando está na rua ou a circular. Se não conseguir abdicar totalmente, use apenas um auricular e baixe o volume. Assim, continua a ouvir buzinas, campainhas e avisos verbais”, defende ainda a DEKRA.

Embora em muitos países ainda seja legal usar auscultadores na estrada, há lugares como França ou Espanha onde as autoridades aplicam coimas a condutores, ciclistas ou utilizadores de trotinetes apanhados a ouvir música. Afinal, a segurança começa por manter os ouvidos bem abertos.

Mais sobre a DEKRA aqui.

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Ligeiros