“Atualmente, fala-se muito sobre mobilidade elétrica e sobre a expansão da infraestrutura de carregamento. E há quem queira provar que os veículos elétricos não só conseguem chegar a qualquer lugar, como, também, podem dar a volta ao mundo”, começa por enquadrar a Volkswagen.
“O detentor de oito recordes do Guinness, Rainer Zietlow, partiu exatamente com essa missão ao volante de um ID. Buzz Pro com chassis longo. O ponto de partida foi o centro de clientes da fábrica da VW Bus, em Hanover, sede da Volkswagen Veículos Comerciais”, refere.
“Um projeto como nenhum outro. Aos 55 anos, Rainer Zietlow, natural de Mannheim, pretende atravessar 75 países com a sua equipa. No website oficial do projeto — www.idbuzz-worldtour.com — os interessados podem acompanhar a localização atual da equipa e ler relatos das etapas já concluídas”, pode ler-se no mesmo documento.
E vai mais longe: “O itinerário levará Zietlow até à Nova Zelândia, no extremo oriental da rota, e, depois, até Vancouver, no Canadá, no extremo norte do lado ocidental”.

De acordo com a marca alemã, “sempre que houver estradas, a equipa realizará esta viagem recorde exclusivamente com o ID. Buzz, apenas recorrendo a travessias marítimas e às paragens necessárias para procedimentos aduaneiros. A volta ao mundo no ID. Buzz terá a duração de mais de oito meses”.
Aventura eletrizante
“Com a bateria de 86 kWh do ID. Buzz, conseguimos uma autonomia superior a 400 km por carregamento”, explica Rainer Zietlow. “Isso permite-me percorrer, também, trechos por zonas pouco povoadas ao longo do trajeto”, enfatiza.
O ID. Buzz utilizado na viagem corresponde à versão de produção, mas está equipado com um carregador de bordo adicional, que permite receber corrente alternada de alta tensão (AC, até 125 A) e convertê-la em corrente contínua (DC), sempre que não exista carregamento rápido disponível ou quando o padrão de carregamento DC seja diferente.
Rainer Zietlow não é novato nestas andanças: “Já viajei por mais de 110 países e cheguei ao Qatar com o antecessor do meu ID. Buzz”, recorda o aventureiro, natural de Mannheim, Alemanha. Para esta nova aventura, Rainer Zietlow preparou-se ao longo de cerca de um ano. “Não sou um condutor da marca, conduzo por minha conta e risco — mas com o apoio dos meus parceiros”, revela.

Isto inclui, também, a Volkswagen Veículos Comerciais, enquanto fabricante do ID. Buzz. “Estamos verdadeiramente impressionados com a coragem e o know-how de Rainer para se lançar numa volta ao mundo com o nosso veículo elétrico,” afirma Lars Krause, membro do Conselho de Administração da marca, no arranque oficial da viagem, em Hanover.
“Eu próprio faço muitas viagens longas com o ID. Buzz e posso afirmar que, pelo menos na Europa, o carregamento deixou de ser um problema. Com esta viagem, a equipa de Rainer vai, certamente, inspirar muitas pessoas a fazer a transição para um veículo 100% elétrico”, reforça.
Rainer Zietlow passará por Portugal no caminho para o seu recorde. No dia 11 de julho, durante a tarde, chegará ao concessionário Volkswagen Veículos Comerciais Soauto VGRP, na Av.ª Marechal Gomes da Costa, em Lisboa, onde recarregará o seu ID. Buzz para seguir logo em direção a Andorra a Velha, onde chegará no dia seguinte.
O fornecimento de peças sobressalentes para o ID. Buzz também está assegurado em caso de emergência. O modelo já foi introduzido em muitos dos países que Rainer Zietlow irá atravessar, incluindo Indonésia, Austrália, Taiwan, Japão, EUA e Canadá.
Mais sobre a Volkswagen aqui.