A DAYCO, especialista em sistemas de transmissão e fornecedora global para as indústrias automóvel e industrial, apresenta, na Eurobike Frankfurt, uma nova solução de transmissão final para bicicletas elétricas que promete redefinir os padrões de desempenho e durabilidade do setor.
Com mais de 120 anos de experiência na produção de correias e uma forte presença no fornecimento de equipamento de origem, a marca estreia-se neste certame com o lançamento do sistema integrado iTS, sob a insígnia DAYCO Power, e uma gama de três correias de carbono associadas.
Design revolucionário
Segundo Marco Di Meco, diretor de Estratégia e Desenvolvimento de Negócio para Correias da DAYCO, esta aposta na mobilidade pessoal resulta da aplicação do extenso know-how da empresa em produtos de elevada exigência técnica.
“Estamos a transferir a nossa experiência automóvel para o universo das bicicletas elétricas, com um sistema que supera não só as tradicionais transmissões por corrente como, também, outras soluções de correia de distribuição”, explica o responsável.
A inovação está no design revolucionário da correia e na sua perfeita integração com os carretos, ambos com a mesma largura. “Esta combinação permite uma entrega de potência altamente eficiente à roda, reduzindo o desgaste e assegurando uma operação praticamente silenciosa — uma mais-valia para o utilizador urbano”, explica o fabricante, em comunicado.
Materiais revestidos
A acompanhar o sistema iTS, a DAYCO lança três correias com compostos diferenciados: EHT Carbon, HT Carbon e UHT Carbon. Todas partilham um design comum, mas diferenciam-se nos materiais utilizados e na resistência dos revestimentos.
A EHT recorre a borracha EPDM, enquanto as HT e UHT são produzidas com HNBR, oferecendo, assim, níveis de desempenho escalonados — bom, melhor e excelente — consoante a aplicação pretendida.
Além da transmissão visível, a DAYCO revela ainda a aplicação da correia UHT Carbon no interior dos motores elétricos das bicicletas — uma solução de equipamento de origem já adotada por vários fabricantes chineses. Esta evolução reforça o posicionamento da marca como um novo protagonista no setor da mobilidade pessoal elétrica.
Mais sobre a DAYCO aqui.