A Bosch Mobility Aftermarket lançou, durante a Motortec 2025, uma campanha centrada no seu software ESI[tronic, direcionada às oficinas multimarca e que estará disponível até ao próximo dia 15 de julho de 2025.
As oficinas que subscreverem uma licença vitalícia do ESI[tronic] Pacote Master ou Avançado pagam, durante o primeiro ano, apenas o valor correspondente ao Pacote Diagnóstico, que é de €835.
“Por detrás do software oficinal ESI[tronic] da Bosch estão mais de 30 anos de experiência em diagnóstico e uma atualização contínua dos dados de 130 mil modelos de veículos pertencentes a mais de 150 marcas”, assegura a marca alemã.
“Facto que tornou o software multimarca líder e com a maior cobertura do mercado a nível europeu. A versão atual do ESI[tronic] oferece às oficinas um pacote completo para uma reparação eficiente e profissional de praticamente todos os veículos do mercado europeu”, revela.
Segundo diz, “além disso, inclui instruções de reparação passo a passo, tarefas de manutenção, esquemas elétricos, manuais de reparação e a experiência acumulada de mais de 1,8 milhões de avarias resolvidas (EBR), com o objetivo de identificar a origem do problema e corrigir as falhas com rapidez e eficiência”.
![Check-up Media Bosch ESI[tronic] 2](https://checkupmedia.com/wp-content/uploads/check_up_media_bosch_esi_tronic_2.jpg)
Tesla também já está
O ESI[tronic] permite um acesso fiável e rápido aos documentos originais dos fabricantes de 17 marcas de renome. “O utilizador com o Pacote Master ou Avançado pode consultar, entre outros, manuais de reparação, esquemas elétricos e descrições originais de montagem/desmontagem”, explica o comunicado.
“Como a Bosch está consciente da importância de se ter acesso a informação precisa e completa durante os trabalhos de manutenção e reparação, desenvolve e expande, de forma contínua, a funcionalidade dos documentos originais dentro do ESI[tronic]. Além disso, nos próximos meses, a empresa irá centrar-se nas marcas pertencentes ao Grupo PSA (atualmente Stellantis), com o objetivo de apoiar ainda mais a atividade das oficinas”, diz.
O ESI[tronic] é o primeiro software de diagnóstico independente do fabricante capaz de comunicar com o HPC (High Power Computer) instalado nos veículos Tesla, através de uma ligação Ethernet ao nível OEM.
“O novo conceito de diagnóstico proporciona uma visão geral de todos os erros ativos (alertas) no veículo. O ESI[tronic] oferece às oficinas a capacidade de diagnosticar, realizar manutenção e aceder aos manuais de reparação originais dos veículos da marca Tesla”, enfatiza.
Acesso à eletrónica protegida
O Secure Diagnostic Access da Bosch (SDA) oferece às oficinas uma solução padronizada para desbloquear, sem custos adicionais e de forma simples, veículos protegidos.
![Check-up Media Bosch ESI[tronic] 3](https://checkupmedia.com/wp-content/uploads/check_up_media_bosch_esi_tronic_3.jpg)
“Desta forma, o diagnóstico pode ser realizado integralmente com as funções habituais do ESI[tronic]. Atualmente, o SDA inclui 24 marcas de automóveis, embora este número continue a crescer, pois a Bosch mantém conversações com outros fabricantes para ampliar ainda mais o seu alcance”, dá conta.
Os módulos de comunicação com o veículo asseguram um diagnóstico mais avançado, incluindo as ligações de veículos baseadas em CAN, CAN FD, Ethernet (DoIP) e com Secure Diagnostic Access da Bosch (SDA).
“Os atuais equipamentos KTS 560/590 contam com uma interface PassThru melhorada, que oferece às oficinas acesso aos dados de reparação dos portais dos fabricantes de veículos”, pode ler-se no mesmo documento.
E conclui: “Através de uma ligação Bluetooth potente e estável de 100 m, funcionam com qualquer computador que tenha sistema operativo Windows 10/11 ou DCU 220, com o ESI[tronic] instalado e licenciado”.
Mais sobre a Bosch aqui.