A BYD, gigante mundial na produção de veículos elétricos e híbridos plug-in, acaba de anunciar a criação da sua nova sede europeia em Budapeste, na Hungria.
Mais do que um novo centro operacional, trata-se de um marco estratégico no reforço da presença da marca no continente europeu, com impacto direto na economia local e no futuro da mobilidade inteligente.
“O projeto, desenvolvido em colaboração com as autoridades húngaras, contempla a instalação de um centro de investigação e desenvolvimento (I&D), que promete gerar milhares de postos de trabalho altamente qualificados”, explica a marca, em comunicado. “A formação contínua será assegurada através de parcerias com, pelo menos, três universidades locais, num claro compromisso com a valorização de talento e inovação”.
Base europeia
A sede europeia ficará localizada no 11.° distrito da capital húngara e será o quinto ponto da marca no país, juntando-se à fábrica de autocarros em Komárom, às instalações em Fót e Páty, e à futura fábrica de automóveis ligeiros em Szeged.
Segundo Wang Chuanfu, presidente da BYD, esta nova base europeia terá três funções-chave: coordenação de vendas e pós-venda; certificação e ensaio de veículos; desenvolvimento localizado de funcionalidades para o mercado europeu. “Queremos aprofundar a integração com os mercados locais e reforçar a influência da marca na Europa”, afirma o responsável.

Nova era
O novo centro de I&D arranca com dois projetos prioritários. O primeiro dedicado à inteligência aplicada à mobilidade moderna e o segundo focado no desenvolvimento de tecnologias avançadas de eletrificação de próxima geração.
Ambos contam com investimento significativo e estão alinhados com a visão da BYD, de produzir localmente conhecimento, inovação e patentes. A empresa antecipa que mais de 90% da força de trabalho terá formação superior.
Para Viktor Orbán, Primeiro-Ministro da Hungria, o anúncio representa a concretização de uma visão de longo prazo: “Sempre dissemos que a produção vem primeiro, depois o desenvolvimento e, por fim, a investigação. É, por isso, que este acordo é tão importante – a BYD está a abrir uma nova era ao trazer, também, o seu centro de desenvolvimento”, conclui.
Mais sobre a BYD aqui.