O elétrico mais compacto da Volvo surge, agora, mais em sintonia com a “bolsa” dos portugueses. O novo EX30 Essential acaba de chegar ao mercado nacional com um posicionamento mais competitivo, mantendo intactos os pilares que têm guiado a marca sueca: segurança, sustentabilidade e tecnologia.
Com um preço de entrada que arranca nos €29.900 (+IVA), válido para particulares, empresas e ENI, o EX30 Essential assume-se como uma proposta premium acessível no universo dos modelos 100% elétricos.
A nova versão surge equipada com a motorização Single Motor e um conjunto robusto de tecnologias de série, pensadas para facilitar o dia a dia e garantir a máxima proteção a bordo.
Cadeia de valor
Entre os principais destaques, encontra-se o sistema de mitigação de saída de faixa, o assistente de manutenção na faixa, a travagem automática de emergência com deteção de peões e ciclistas, o sistema BLIS com alerta de tráfego cruzado, as jantes de 18”, a conectividade 5G, um ecrã central de 12,3” com serviços Google integrados e um sistema de som High Performance Audio.

Produzido, agora, na fábrica da Volvo Cars em Ghent, na Bélgica, o EX30 Essential passa a ter, também, uma pegada logística mais curta, reforçando o compromisso da marca com a sustentabilidade em toda a cadeia de valor. Fabricar mais perto dos principais mercados “permite reduzir emissões associadas ao transporte e acelerar os prazos de entrega”, explica a marca, em comunicado.
Modelo premiado
Desde o seu lançamento, o EX30 tem sido um verdadeiro fenómeno. Em 2024, foi o modelo mais vendido da Volvo em Portugal e o terceiro automóvel 100% elétrico mais vendido no país. A nível global, ultrapassou as 100 mil unidades comercializadas, tornando-se num pilar da transição elétrica da marca escandinava.
O reconhecimento internacional também não tardou. O Volvo EX30 arrecadou alguns dos prémios mais cobiçados da indústria automóvel: “Red Dot Design Award 2024 – Best of the Best”, pela sua estética escandinava e funcionalidade inteligente, “World Urban Car of the Year” nos “World Car Awards”, além de ter sido finalista na categoria “Green Car” do “Carro do Ano na Europa”.
Mais sobre a Volvo aqui.