BASF acelera sustentabilidade com tintas balanceadas por biomassa

Mais de 250 produtos e oito mil toneladas de CO₂ evitadas: BASF Coatings reforça aposta na transformação sustentável global.
Check-up Media BASF biomass

A BASF Coatings continua a avançar na sua estratégia de sustentabilidade ao expandir, globalmente, a oferta de produtos com balanço de biomassa. Depois dos lançamentos bem-sucedidos na Europa e na Ásia, a empresa prepara-se, agora, para introduzir, ainda em 2025, os seus primeiros produtos com este perfil no mercado norte-americano de repintura automóvel.

“Esta abordagem inovadora — que substitui parcialmente recursos fósseis por matérias-primas renováveis já na fase de produção de produtos químicos básicos — permite atribuir, de forma certificada, uma fração de matérias-primas alternativas aos produtos finais”, explica o comunicado. “No caso da BASF, essa certificação é assegurada pelo sistema REDcert², que valida o uso sustentável da biomassa”, reforça.

Soluções sustentáveis

Sob marcas como ReSource (para tintas OEM automóveis), Glasurit Eco Balance e R-M eSense, a BASF Coatings já disponibiliza cerca de 250 produtos comerciais com balanço de biomassa, utilizados em três regiões do globo e em três áreas de negócio distintas. Só em 2024, essa oferta permitiu evitar cerca de oito milhões de kg de emissões de CO₂, com o objetivo de atingir os 10 milhões de kg já em 2025.

“Ao expandirmos esta linha para a América do Norte, estamos a reforçar o nosso compromisso com soluções sustentáveis e de elevado desempenho”, explica Markus Piepenbrink, diretor de sustentabilidade da BASF Coatings. “Queremos oferecer valor duplo aos nossos clientes: através da performance e da sustentabilidade”.

Matérias-primas renováveis

Já Dennis Dropmann, gestor de sustentabilidade da BASF Coatings e responsável pela abordagem de balanço de massa, sublinha que esta substituição parcial de matérias-primas fósseis “é essencial para reduzir, significativamente, os Gases com Efeito de Estufa na indústria dos revestimentos”.

Ou seja, através do uso de matérias-primas renováveis logo na base da cadeia de valor e da sua correta certificação e atribuição, a BASF posiciona-se na vanguarda da economia circular.

Mais sobre a BASF aqui.

artigos relacionados

Últimas

Em estrada