Na Motortec 2025, a ZF Aftermarket exibiu a forma como ligou todo o ecossistema em torno das oficinas num ambiente digital eficiente e simples. Para tal, a empresa criou um espaço onde demonstrou todo o poder das novas soluções em toda a jornada de gestão de veículos, quer para frotas, quer para distribuidores e oficinas.
A empresa revelou, também, a sua estratégia baseada na interligação de todos os processos e partes interessadas na cadeia de valor do mercado de peças de substituição automóvel dentro de um ecossistema digital abrangente.
Cada vez mais, todas as partes dos veículos serão controladas por software. Esta mudança pode representar um desafio para as oficinas, que também terão de tornar-se cada vez mais digitais. Esta mudança real no modelo de negócio está a chegar-lhes.
“A mudança irá, obviamente, variar de acordo com a região”, começa por explicar Benoit Dessart, diretor de Soluções Digitais da ZF Aftermarket. “Na Europa Ocidental, a oficina está altamente informatizada, mas muitos dos ambientes atuais baseiam-se em múltiplas soluções com arquiteturas antigas que são difíceis de ligar-se entre si”.

Encurtar distâncias
Para resolver este problema, a ZF Aftermarket estabeleceu dois objetivos principais. Primeiro: acrescentar valor aos diferentes segmentos do setor automóvel para ajudar cada um a otimizar o seu negócio.
“Queremos ajudar o mercado de pós-venda a tornar-se mais eficiente, a reparar mais e a fazê-lo mais rapidamente, aproveitando os dados dos veículos”, dá conta Benoit Dessart.
Segundo diz “esta tarefa, que é muito complicada devido à constante evolução dos fabricantes, aumenta as exigências de diagnóstico, mas, ao mesmo tempo, representa uma oportunidade de avanço nos modelos de gestão”.
Segundo: aproximar os diferentes intervenientes da cadeia de valor do mercado. Para consegui-lo, a ZF Aftermarket desenvolveu um ecossistema global que liga clientes, revendedores, parceiros, trabalhadores independentes e muito mais.

Para fornecer às oficinas, independentemente da sua estrutura ou dimensão, ferramentas simples para fazerem parte desta rede. Para otimizar o ecossistema, o portefólio da ZF Aftermarket é complementado por uma rede de alianças para consolidá-lo.
Portefólio completo, visão global
A ZF Aftermarket apresentou, em Madrid, a sua gama completa de produtos. Um portefólio abrangente de soluções para todos os tipos de veículos, incluindo automóveis, veículos comerciais ligeiros, veículos industriais e autocarros.
Tal permitiu à empresa criar uma visão de 360°, que foi apresentada na Motortec 2025 através de um tour por todo o processo de gestão de veículos, desde a receção até à entrega.
Para a receção, a ZF apresentou, recentemente, um CRM completo para oficinas, o ZF [pro]Manager (não disponível em Portugal). Para diagnóstico, o ZF [pro]Diagnostics fornece diagnóstico multimarca para todos os tipos de veículos.

Para a reparação e manutenção, a ZF oferece soluções consoante o segmento: ZF [pro]Tech para automóveis e veículos comerciais ligeiros; ZF [pro]Service para veículos comerciais; Vandy para carrinhas; Bus Connect para autocarros; SCALAR para camiões e reboques. Por fim, para a entrega de viaturas, voltaria novamente ao CRM com o ZF [pro]Manager.
Ciência de dados
Benoit Dessart, explica a razão desta panóplia de soluções: “A ideia é transferir uma tecnologia desenvolvida numa área para que também beneficie outras. O ecossistema não está, portanto, tanto focado na tecnologia utilizada, mas em ligar as diferentes tecnologias numa solução abrangente”.
Outro aspeto que caracteriza a atual estratégia digital da ZF é o facto de estar à frente das tendências com iniciativas em segmentos específicos, cujas operações são baseadas em dados.
“Queremos reunir a ciência de dados, a engenharia informática e outros perfis que, em muitos casos, desconhecem a existência da tecnologia digital no mercado de peças de substituição automóvel ou não a consideram interessante”, enfatiza Benoit Dessart.
![Check-up Media ZF [pro]Tech](https://checkupmedia.com/wp-content/uploads/check_up_media_zf_pro_tech-1.jpg)
“Queremos atrair estes talentos e mostrar aos jovens como o seu trabalho resolve os problemas de transporte — não só nos diagnósticos e reparações, mas, também, no mercado de peças — e que as suas soluções têm um impacto global. É preciso orientar a indústria de aftermarket para estes perfis e, para isso, temos de atrai-los”, reforça.
Modelo de preços disruptivo
Em linha com a sua estratégia de facilitar o acesso de oficinas e a outros intervenientes a soluções digitais que lhes permitam transformar os seus negócios, a ZF Aftermarket incorporou um modelo de preços inovador e baseado em subscrições na sua oferta.
Este modelo permite que oficinas de qualquer tipo e dimensão beneficiem de todo este ecossistema digital, sem necessidade de investimentos iniciais em hardware e com tarifas altamente competitivas e adequadas às suas necessidades e orçamento. Atualmente, a ZF é o único fornecedor que disponibiliza este modelo.
Espanha, por exemplo, é um mercado essencial para a ZF Aftermarket, como ficou demonstrado pelos esforços que a empresa fez para apresentar a sua gama completa de produtos na Motortec 2025.
![Check-up Media ZF [pro]Diagnostics](https://checkupmedia.com/wp-content/uploads/check_up_media_zf_pro_diagnostics-1.jpg)
A empresa tem uma força de trabalho de mais de 1.500 pessoas em Espanha e, em linha com a sua estratégia atual, está a investir fortemente em posições altamente qualificadas, particularmente as relacionadas com o digital: ciência de dados, arquitetura de dados e engenharia de dados, entre outras.
“Queremos combater o grave problema da escassez de mecânicos qualificados e queremos transformar a nossa filial ibérica num polo de talentos”, assegura Benoit Dessart. Anualmente, a empresa forma mais de 3.500 profissionais em Espanha em todas as áreas da indústria automóvel.
Mais sobre a ZF aqui.