Está dado o tiro de partida. Com as portas agora abertas no recinto da IFEMA Madrid, a Motortec 2025 confirma tudo aquilo que já se antecipava: esta 17.ª edição é histórica.
A maior feira do pós-venda automóvel do sul da Europa supera, nesta edição, todos os números anteriores, com mais de 650 empresas expositoras – mais 47% face a 2022 – e uma área total bruta de 100 mil m2, distribuídos por seis pavilhões. Até 26 de abril, são esperados cerca de 65 mil profissionais, incluindo 33 mil representantes de oficinas, mecânicos e gestores do setor.
A maior presença internacional é outro sinal claro do alcance da Motortec. Este ano, são 255 as empresas estrangeiras, oriundas de 28 países, ocupando mais de 6.300 m2 – o dobro do espaço internacional da última edição. Entre os mercados em destaque, estão Portugal, Polónia, Marrocos e vários países asiáticos, numa edição que reforça o cariz global do evento.
Soluções tecnológicas
No centro da feira, estão os grandes temas que moldam o futuro do setor: inovação, sustentabilidade, digitalização e profissionalização. A Galeria de Inovação, com 42 produtos de 33 empresas, destaca soluções tecnológicas de vanguarda que pretendem responder aos desafios da mobilidade eficiente. Os vencedores foram anunciados ontem, no auditório do Pavilhão 7.

Além da exposição de produtos, a Motortec é, também, um espaço de debate. A agenda inclui eventos de peso, como o 1.° Encontro de Oficinas Oficiais promovido pela FAGENAUTO, a 1.ª Convenção Ibérica do Aftermarket Automóvel — com presença das principais associações de Espanha e Portugal — e uma conferência dedicada às estações de serviço e o horizonte 2030, organizada pela MADIC Group. O setor das redes oficinais também está em foco, com o 6.° Encontro do Aftermarket Plural e a apresentação de estudos inéditos.
Várias atividades
A vertente dos veículos comerciais assume um protagonismo inédito nesta edição, com um espaço próprio de 5.000 m2 e mais de 70 empresas presentes. O programa inclui congressos, prémios, como os Truck & Bus Garage Awards, e competições técnicas, como o MOTORTRUCK, que destaca os melhores mecânicos de veículos industriais, em parceria com a Bosch.
O setor dos pneus tem, também, presença reforçada, num momento em que a nova regulamentação europeia (ESPR) está a reconfigurar o cenário do fim de vida dos pneus e a atividade de reciclagem. A UTT abordará os impactos destas mudanças num dos debates do certame.
Barómetro da atividade
A Motortec 2025 destaca-se ainda pela forte componente competitiva e formativa. Entre as mais de 10 competições, incluem-se provas de avaliação de danos, reparação de óticas, técnicos de alta voltagem, jovens talentos e uma competição de futuros profissionais de veículos comerciais. Todas pretendem reconhecer o talento e promover a excelência no setor.

Para dinamizar a visita, a organização criou quatro zonas temáticas com experiências únicas: Motortec Grand Prix, com simuladores de realidade virtual; Motortec Racing, com monolugares de F1 e MotoGP; Motortec Retro, com clássicos de coleção; CMC: Car Modified Contest, dedicado aos veículos modificados.
Num setor que continua a crescer – com um aumento de 7% em 2024 e previsão de mais 4% este ano, segundo a ANCERA – a Motortec afirma-se como um barómetro da atividade e um motor de desenvolvimento. O segmento dos veículos comerciais, representado pela AERVI, também segue em rota ascendente, com 5% de crescimento no último ano.
Até 26 de abril
Para apoiar os visitantes, foi lançado o Motortec Passport, uma nova ferramenta que destaca 20 fabricantes chave e ajuda os profissionais a otimizar a sua presença na feira.
Com este arranque robusto, a Motortec 2025 não deixa dúvidas: é o ponto de encontro incontornável para quem vive e trabalha no aftermarket automóvel. Até ao próximo sábado, 26 de abril, todos os caminhos do setor vão dar à capital espanhola.
Mais sobre a Motortec aqui.