DEKRA alerta: limpar para ver melhor

Vidros sujos comprometem a visibilidade e a segurança na condução. A DEKRA explica como limpá-los corretamente para evitar riscos.
Check-up Media DEKRA cleaning

“Um para-brisas sujo é um risco sério para a segurança”, alerta a DEKRA. “Poeiras, insetos, resíduos de cera, fumo de tabaco e até vapores dos plásticos podem formar uma película que afeta a visibilidade — sobretudo com luz intensa ou condições meteorológicas adversas”, exemplifica.

A pensar nisso, Thilo Kunst, especialista em químicos automóveis da DEKRA, explica como escolher os produtos certos para manter a visibilidade sempre clara.

Remoção de resíduos

Com a chegada da primavera, é fundamental trocar o líquido de inverno por um limpa-vidros de verão. “Os produtos de inverno contêm solventes preparados para o frio, mas são menos eficazes na remoção dos resíduos típicos da estação quente — como insetos, pólen, resinas e dejetos de aves — e podem deixar uma película incómoda no vidro”, esclarece o especialista da DEKRA.

No interior, os produtos domésticos de limpeza de vidros podem ser úteis, mas não devem ser aplicados em plásticos, displays ou componentes do cockpit, pois podem causar fissuras por stress. A recomendação da DEKRA é clara: “Usar sempre produtos específicos para cada superfície”, aconselha Thilo Kunst.

Check-up Media windscreen cleaning

Para o exterior, um bom limpa-vidros ou champô automóvel garante uma limpeza eficaz. “No caso de sujidade persistente, como insetos secos, a solução passa por produtos específicos ou até polidores de vidro, que contêm abrasivos suaves”, refere o responsável.

Qualidade é essencial

A escolha de produtos de qualidade é essencial. “O selo de aprovação em testes de desempenho, compatibilidade de materiais e ausência de ingredientes nocivos é um bom indicador”, diz.

“Igualmente importante é a manutenção das escovas limpa-vidros: devem ser substituídas quando deixam rastos ou vibram”, defende o especialista. “Ainda assim, em situações extremas, só uma esponja, água e algum esforço resolvem o problema”, acrescenta o responsável, no mesmo comunicado.

A DEKRA reforça que “negligenciar a limpeza ou usar produtos inadequados pode comprometer a pintura, os faróis e até a segurança rodoviária”. Por outras palavras, “ver bem é meio caminho andado para conduzir em segurança”, conclui a empresa.

Mais sobre a DEKRA aqui.

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Internacional

Em estrada