Foton eTunland: eletricidade aos montes

A eletrificação não escolhe religiões, cores ou credos. Está presente em todos os segmentos. A pick-up eTunland, da marca chinesa Foton, é prova disso.
Check-up Media Foton eTunland

Fundada em 1996, a Foton, cuja sede se encontra em Pequim, na China, é, hoje, segundo a própria, “um dos principais fabricantes mundiais de veículos comerciais e um dos grandes impulsionadores da mobilidade elétrica”.

A marca, que chegou a Portugal através do Grupo JAP, disponibiliza uma ampla gama de veículos ligeiros e pesados, destinados tanto ao transporte de passageiros como de mercadorias. “A nossa gama é reconhecida por atributos como fiabilidade, segurança e elevado nível de tecnologia”, diz.

Pois bem, a protagonista deste ensaio é nada mais nada menos do que a eTunland, pick-up 100% elétrica que vem demonstrar que a condução sem emissões não está reservada apenas aos veículos de turismo nem a uma utilização em estrada.

Confesso que estava curioso com este ensaio. Pela experiência “inusitada” que iria ter. Depois de preenchida a autorização de cedência que me permitiria sair da Carby Venda Seca ao volante da eTunland, observei este exemplar, pintado de branco “bright moon”, antes de abrir a porta.

Tentei descobrir onde estava situada a tomada de carga, mas não consegui. Tive de pedir ajuda. Onde pensava que pudesse ser (bocal do depósito de combustível nas versões com motor de combustão), não era. Até porque a portinhola estava selada e não abria.

Check-up Media Foton eTunland front

Foi então que os responsáveis da Carby Venda Seca me desvendaram o “mistério”: é necessário carregar na parte central da enorme inscrição Foton localizada na grelha, altura em que se move para cima parte do lettering e deixa a descoberto a tomada de carga.

A eTunland está apta a receber carga lenta, moderada ou rápida. Esta unidade só dispunha de um cabo doméstico fornecido pela OSRAM, colocado dentro de um estojo próprio que teve de ser transportado dentro do habitáculo, uma vez que esta pick-up é de caixa aberta.

Centro das atenções

Onde quer que esteja, a eTunland consegue ser o centro das atenções. É engraçado como nos cruzamentos os outros condutores me cederam prioridade onde, em condições normais, jamais a teria. Tudo porque este modelo ainda é desconhecido do público português. Algo que está a mudar.

A Foton chegou a Portugal através do Grupo JAP, uma referência no setor automóvel nacional, com mais de 120 anos de experiência Disponíveis no nosso país desde o ano passado, os veículos da Foton vêm ajudar e acelerar a transição energética das empresas nacionais.

A estratégia da Foton assenta num conceito de sustentabilidade transversal a todas as etapas de conceção de produto: desde as unidades industriais que utilizam energias renováveis ao desenvolvimento de novas soluções de mobilidade, com foco na eficiência energética e na mobilidade elétrica.

Check-up Media Foton eTunland interior

“O hoje e o amanhã, bem como o planeta que partilhamos, é de todos. Conscientes deste desafio, temos desenvolvido parcerias em todo o mundo para melhorar a eficiência dos nossos produtos e levá-los ao maior número de pessoas”, esclarece a Foton.

Em 2024, o Grupo JAP abraçou a missão da marca chinesa, e além de Portugal, é, também, distribuidor da Foton em cinco países africanos. A marca assenta a sua estratégia num compromisso com o ambiente, apostando na inovação através da mobilidade elétrica, soluções de hidrogénio e veículos a combustão eficientes.

Soluções convincentes

Esclarecidos os pontos de vista da marca chinesa e do seu importador, regressemos ao ensaio propriamente dito. Para afirmar que a eTunland, com uma cabine dupla e jantes de 17” com seis raios, é visualmente agradável.

A grelha inclui dois frisos azuis, como que a certificar o facto de esta ser uma pick-up sem emissões, e a abertura da caixa de carga exibe a enorme inscrição Foton. Para que não restem dúvidas acerca da sua identidade.

Abrindo uma das portas que garante um bom acesso ao interior, facilitado pelos degraus laterais em preto, salta à vista o volante de três braços, cujo símbolo de três riscas se assemelha ao de uma conhecida marca desportiva alemã, os bancos em pele sintética com efeito acolchoado nas extremidades (igual ao dos painéis das portas) e a pequena alavanca da caixa.

Check-up Media Foton eTunland rear

Os espaços de arrumação são modestos. A qualidade de construção situa-se num patamar bastante razoável. Melhor, mesmo, é o equipamento proposto de série, onde se inclui um ecrã tátil de dimensões generosas no topo da consola central (os menus é que podiam ser mais intuitivos).

O espaço interior é de bom nível, albergando com facilidade três passageiros no banco traseiro. Capacidade de carga? 525 kg. A eTunland dispõe de uma caixa com 1.520 mm de comprimento, 1.580 mm de largura e 440 mm de altura. Os olhais de fixação estão embutidos.

Condução interessante

Equipada com um motor elétrico de 130 kW (177 cv) e 330 Nm, a pick-up sem emissões da Foton proporciona uma condução interessante. As acelerações, não sendo fulgurantes, situam-em em bom plano, ainda que a velocidade máxima se cifre apenas nos 105 km/h.

Modos de condução. são três: “Sport”, “Eco” e “Normal”, privilegiando o primeiro o desempenho e o segundo a eficiência. Relativamente confortável (o comportamento “saltitante” é sempre uma característica inerente a esta tipologia de veículos), a eTunland tem uma direção comunicativa q.b.. O que não gostei? Do tato do pedal do travão, que exige mais força do que o ideal.

Check-up Media Foton eTunland steering wheel

Equipada com tração 4×2, a eTunland permite algumas aventuras fora de estrada desde que os terrenos não sejam muito exigentes. Com 195 mm de altura ao solo, anuncia ângulos de ataque e saída de 27,5° e 19°, respetivamente.

A bateria, de 88,6 kWh, está para uma autonomia máxima de 360 km (WLTP). Num ponto de carregamento rápido (DC), a eTunland necessita de 90 minutos para carregar dos 20 aos 100%. Já num ponto de carregamento normal (AC), são necessárias 10 horas para o mesmo processo.

Garantia da bateria? Oito anos ou 160 mil km. Preço desta pick-up 100% elétrica? Incluindo despesas administrativas, transporte e impostos, €57.305. Um valor algo elevado, é certo, mas que pretende encontrar justificação na originalidade desta proposta e na tecnologia que ela oferece.

artigos relacionados

Últimas

Internacional

Repintura