A BASF acaba de “elevar a fasquia no setor da repintura automóvel” com o reforço da sua plataforma digital Refinity, integrando as soluções mais avançadas do mercado na identificação e gestão de cores.
“Com destaque para o novo espectrofotómetro ScanR e a funcionalidade ImagePLUS, a empresa oferece, agora, às oficinas uma experiência digital de cor mais precisa, rápida e eficiente”, adianta, em comunicado.
Flexibilidade oficinal
“O ScanR representa a nova geração de tecnologia de medição de cor. Em apenas 30 segundos, realiza cinco medições de alta precisão, com reconhecimento automático do número de chassis (VIN) e matrícula do veículo, minimizando erros e acelerando processos”, explica a BASF.
Esta ferramenta inclui ainda deteção de riscos e acesso à maior base de dados de cores da indústria, “garantindo correspondências perfeitas e fiáveis”, sublinha a empresa, no mesmo documento.
Complementando esta inovação, o novo ImagePLUS introduz uma visualização de elevada qualidade no processo de identificação de cor, permitindo comparações em tempo real e eliminando a necessidade de interpretações complexas dos dados.

“Compatível com espectrofotómetros de gerações anteriores, esta funcionalidade aumenta a flexibilidade das oficinas, ao mesmo tempo que reduz desperdícios de material e melhora a eficiência global”, reforça a BASF.
Solução digital
A integração da Refinity com a máquina de mistura automatizada Alfa CR4/6 leva a digitalização a outro nível, permitindo realizar até seis misturas simultâneas com total precisão. “Esta automatização otimiza os fluxos de trabalho nas oficinas e contribui para objetivos de sustentabilidade, reduzindo o consumo de recursos”, diz.
Chris Titmarsh, vice-presidente da BASF para a área de Refinish Coatings, sublinha que “graças à nossa experiência em tecnologia de cor e sustentabilidade, a Refinity transforma o desempenho das oficinas, oferecendo uma solução digital de última geração a nível global”.
Mais sobre a BASF aqui.