A BYD, gigante asiático, fabricante de veículos movidos a novas energias (EV e PHEV) e baterias elétricas, publicou o seu relatório financeiro de 2024 com todos os principais indicadores operacionais a atingirem “máximos históricos”.
Em 2024, as receitas atingiram 777,1 mil milhões de yuans (99,2 mil milhões de euros), o que representou um aumento de 29% em relação ao ano anterior, enquanto o lucro líquido atribuível aos acionistas atingiu 40,25 mil milhões de yuans (5,1 mil milhões de euros), um aumento de 34% em relação a 2023.
“Em 2024, a BYD vendeu 4,27 milhões de veículos, gerando 99,2 mil milhões de euros em receitas, incluindo 221,9 mil milhões de yuans (28,3 mil milhões de euros) provenientes de mercados estrangeiros”, revela o comunicado.
“O investimento da empresa em Investigação & Desenvolvimento (I&D) ascendeu a 54,2 mil milhões de yuan (6,9 mil milhões de euros) e as reservas de tesouraria (incluindo, entre outras, caixa e equivalentes de caixa e ativos financeiros transacionáveis) atingiram 154,9 mil milhões de yuan (19,8 mil milhões de euros), com o fluxo de tesouraria operacional líquido a atingir 133,5 mil milhões de yuan (17 mil milhões de euros)”, dá conta a BYD.
Investimento recorde
Em 2024, as vendas globais de veículos da BYD atingiram 4,27 milhões de unidades, um aumento de 41% em relação ao ano anterior, ocupando o quarto lugar a nível mundial entre todas as marcas de automóveis.

“Este rápido crescimento das vendas é impulsionado pelo investimento contínuo em investigação e desenvolvimento. As despesas de I&D da BYD atingiram cerca de 6,9 mil milhões de euros em 2024, um aumento de 36% em termos anuais e muito superior ao seu lucro líquido. Durante os últimos 14 anos (2011-2024), a BYD investiu mais em I&D do que o seu lucro líquido anual 13 vezes”, sublinha.
Até à data, o investimento acumulado da BYD em I&D ultrapassou os 180 mil milhões de yuan (23 mil milhões de euros), permitindo a criação de tecnologias inovadoras, como o sistema híbrido Super DM de quinta geração, a e-Plataform 3.0 com motor triplo, o sistema de controlo inteligente da carroçaria (DiSus) e a recentemente anunciada Super e-Platform.
Estabilidade financeira
O forte crescimento do negócio tem alimentado um amplo fluxo de caixa, reforçando ainda mais a posição financeira da BYD. No final de 2024, as reservas de tesouraria da BYD atingiram um recorde de 19,8 mil milhões de euros, enquanto a dívida remunerada diminuiu de 36,55 mil milhões de yuan (4,7 milhões de euros) em 2023 para 28,58 mil milhões de yuan (3,65 mil milhões de euros, representando apenas 4,9% do passivo total, um dos níveis mais baixos do setor.
No início de março de 2024, a BYD concluiu uma colocação acelerada de ações no valor de 43,5 mil milhões de HK$ – dólares de Hong Kong – (5,18 mil milhões de euros), marcando o maior refinanciamento de capital na indústria automóvel global na última década.
Responsabilidade social
“Ao mesmo tempo que alcança um rápido crescimento, a BYD continua empenhada na responsabilidade social, com pagamentos de impostos nacionais que totalizam 51 mil milhões de yuan (6,5 mil milhões de euros) – mais de 10 mil milhões de yuans (1,3 mil milhões de euros) acima do seu lucro líquido para o mesmo período”, salienta a BYD.

Cadeia de fornecimento
Juntamente com a sua rápida expansão, a BYD continua a “aprofundar a cooperação com os seus parceiros da cadeia de fornecimento para alcançar benefícios mútuos”, afirma o fabricante chinês.
“Além de expandir as aquisições, a BYD também acelerou o seu ciclo de pagamento aos fornecedores a montante, tornando-se num parceiro mais atrativo na indústria”, sublinha a mesma fonte.
Desde o início de 2024, a BYD deu passos significativos na eletrificação e na inteligência, solidificando a sua liderança na próxima fase da revolução automóvel.
“Isto abre caminho a um crescimento contínuo nos próximos anos e reforça a confiança dos investidores, o que se tem refletido no desempenho consistentemente forte das ações da BYD”, conclui a marca asiática.
Mais sobre a BYD aqui.