Plataforma TVDE desenvolvida pelo IMT, Uber e Bolt entra em funcionamento

Nova plataforma da Uber e Bolt entrou em funcionamento a 28 de fevereiro e está disponível uma supervisão mais “informada e dinâmica”.
Check-up Media TVDE

A plataforma para partilha e comunicação de dados sobre motoristas, veículos e operadores de TVDE a atuar em Portugal, desenvolvida pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), pela Uber e pela Bolt, entrou em funcionamento a 28 de fevereiro, sendo., agora, possível uma supervisão mais informada e dinâmica neste setor.

Quanto a motoristas, a partilha de dados permitiu verificar que, dos 76.014 atualmente certificados pelo IMT, 37.318 prestaram serviço através da Uber e da Bolt, no mês de fevereiro.

O cruzamento de dados na plataforma permitiu ainda verificar que, dos 21.443 operadores atualmente licenciados pelo IMT, apenas 11.875 estiveram ativos no mês de fevereiro. Em relação a veículos, estiveram em atividade 34.604 no mesmo mês.

Após este período inicial de recolha de dados, o IMT, a Uber e a Bolt irão, agora, despistar eventuais não conformidades, que, existindo, serão comunicadas a motoristas e operadores com vista à sua correção.

Supervisão dinâmica

“Esta partilha automatizada de informação com as plataformas digitais permite ao IMT levar a cabo uma supervisão dinâmica sobre a atividade TVDE baseada em dados reais e atualizados”, defende o presidente do conselho diretivo do IMT, João Jesus Caetano.

Check-up Media city traffic rear

“Para além de reforçar a integridade de todos os agentes e a confiança dos utilizadores e dos profissionais, a informação produzida por este instrumento é de grande utilidade no quadro do debate em curso sobre a revisão da legislação do setor TVDE, sobre o qual dispomos, agora, de um retrato atualizado e fiel”, reforça.

Por sua vez, o general manager da Uber Portugal, Francisco Vilaça, afirmas que, na Uber, acreditamos que a tecnologia deve ser um motor de transparência e confiança no setor da mobilidade. Esta plataforma representa um avanço significativo na supervisão da atividade TVDE, permitindo uma monitorização baseada em dados fidedignos e atualizados”.

E vai mais longe: “O compromisso da Uber é continuar a trabalhar, de forma colaborativa, com as autoridades e parceiros para garantir uma operação segura, eficiente e dentro do quadro legal vigente”.

Mário Morais, responsável de Ride-hailing da Bolt em Portugal, refere, por seu turno, que “esta parceria foi estabelecida com o objetivo primário de melhorar a qualidade do setor no país. É, assim, com muito orgulho, que vemos esta iniciativa de partilha de dados entre plataformas de mobilidade e organismos reguladores, algo pioneiro na Europa, a dar os seus primeiros frutos e a desmistificar a realidade do setor TVDE em Portugal”.

Segundo diz, “uma perceção fundamental e que ficamos satisfeitos de finalmente quebrar é o número total de motoristas parceiros ativos — que é apenas perto de metade do total de licenças emitidas —, e que demonstra, assim, que este setor está ainda no início do seu contributo para transformar a mobilidade nacional”.

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Atualidade