A Volvo Cars está a poucas semanas de apresentar o seu próximo modelo 100% elétrico. O novo ES90 é mais um exemplo da abordagem da Volvo ao automóvel definido por software, tendo sido concebido para evoluir e melhorar, de forma contínua, através da sua tecnologia de computação central, conectividade constante e análise de dados. “Será, em resumo, um automóvel para viagens diárias seguras e agradáveis”, afirma a marca sueca.
O ES90 é o primeiro automóvel da Volvo a estar equipado com uma configuração dupla NVIDIA DRIVE AGX Orin, tornando-se, assim, no automóvel mais potente de sempre da marca em termos de capacidade de computação central. “Tal permite elevar, ainda mais, a fasquia da segurança e da performance geral através da utilização de dados, de software e IA”, adianta a Volvo.
O DRIVE AGX Orin é o computador central da NVIDIA para automóveis inteligentes, capaz de coordenar vários sistemas e vários processos essenciais a velocidades ultrarrápidas.
O seu elevado nível de potência computacional – cerca de 508 mil milhões de operações por segundo (também conhecidas como TOPS) – gere funcionalidades como as características de segurança ativa de última geração baseadas em IA, os sensores do automóvel e a eficiência da bateria.
O computador central alimentado pelo NVIDIA DRIVE AGX Orin proporciona uma melhoria até oito vezes superior no desempenho de computação de IA em comparação com o DRIVE AGX Xavier, permitindo aumentar, gradualmente, o tamanho do modelo de aprendizagem profunda e de rede neural de 40 milhões para 200 milhões de parâmetros.

Plataforma SPA2
Tal irá acontecer ao longo do tempo, à medida que se recolhem mais dados e que se continua a desenvolver o modelo, com o objetivo principal de melhorar a experiência do cliente e, mais importante, os níveis de segurança.
O ES90 é construído com base na plataforma SPA2 e é, a seguir ao EX90, o segundo automóvel da Volvo Cars baseado no conjunto tecnológico Superset. Este pacote de tecnologias consiste num único conjunto de módulos e de sistemas de hardware e software que estão na base de todos os futuros automóveis elétricos da Volvo.
“O que representa uma transformação radical na forma como será possível desenvolver e utilizar software para melhorar os níveis de segurança, de tecnologia e de performance global ao longo do ciclo de vida do automóvel”, explica a Volvo.
Com o conjunto de tecnologias Superset, é possível realizar essas melhorias de forma mais eficiente e implementá-las ainda mais rapidamente através de atualizações remotas em todos os modelos baseados no Superset.
“Atualizações essas que poderão incluir novas funcionalidades de conectividade, melhorias de segurança e outros updates que podem elevar o desempenho do automóvel, como uma maior autonomia da bateria em determinados comportamentos de condução. Esta melhoria contínua através de atualizações regulares remotas é proposta de série neste novo automóvel da Volvo”, pode ler-se no comunicado.

Com esta tecnologia da Superset, será possível melhorar a performance da gama de forma simultânea de modo a que os clientes do ES90 beneficiem das atualizações de software do EX90 e vice-versa. Isto significa que o software substitui, agora, o hardware como principal fator de inovação e criação de valor.
Tecnologia Safe Space
O ES90 combina uma compreensão excecional do que rodeia o automóvel através de um conjunto avançado de sensores, que inclui um LiDAR, cinco radares, oito câmaras e 12 sensores ultrassónicos, bem como um sistema avançado de compreensão do condutor no interior do automóvel.
Estes sistemas de segurança foram criados para ajudar o condutor a manter-se seguro, detetando obstáculos, mesmo na escuridão, e ativando medidas de segurança proativas, como a prevenção de colisões.
“A isto chamamos Tecnologia Safe Space – tudo o que a Volvo coloca num automóvel tem como objetivo criar um espaço seguro para todos os que estão não só no interior mas, também, em redor do automóvel. Esta tecnologia pretende ajudar a evitar acidentes e perigos na estrada, de forma a tornar as viagens diárias mais seguras e mais agradáveis”, sublinha a marca.
E vai mais longe: “Para os clientes do ES90, tudo isto se traduzirá num automóvel Volvo de qualidade superior, concebido para mantê-los seguros e proporcionar tempo de qualidade com as pessoas de quem mais gosta”.
A concluir, refere que “há quase 100 anos que a Volvo produz automóveis que colocam as pessoas em primeiro lugar, utilizando sempre a tecnologia com um objetivo, equipando os seus automóveis com a quantidade certa de tecnologia para garantir uma viagem confortável e segura. Como tal, o ES90 foi criado para proporcionar a paz mental e o equilíbrio de que todos precisamos nas nossas vidas agitadas”.
Mais sobre a Volvo aqui.