A TEXA é uma operadora certificada SERMI (Informações de Reparação e Manutenção de Veículos Relacionadas com Segurança), em referência ao esquema de acreditação europeu.
“Esquema de acreditação, aprovação e autorização para aceder a informações de reparação e manutenção relacionadas com segurança (RMI) de fevereiro de 2023”, refere.
Este regime regula o acesso às informações de segurança dos veículos em toda a Europa, garantindo que apenas os operadores certificados possam aceder, de forma anónima e sistemática, aos portais técnicos dos fabricantes para gerir informações e funções de diagnóstico relacionadas com a segurança (por exemplo, sistemas antirroubo e chaves, entre outros).
“Esta certificação é essencial para os profissionais do setor automóvel – parte de uma iniciativa mais ampla que a TEXA tem perseguido durante muitos anos em colaboração com os principais fabricantes na área de diagnósticos autenticados”, revela.
“Permite que os profissionais continuem a realizar atividades de manutenção enquanto mantêm a sua experiência, fortalecendo a posição dominante da TEXA no mercado de diagnóstico”, afirma a empresa, em comunicado.
![Check-up Media TEXA d](https://checkupmedia.com/wp-content/uploads/check_up_media_texa_d.jpg)
Suporte técnico
Ao mesmo tempo, os técnicos do call center da TEXA envolvidos nas atividades do SERMI também obtiveram a autorização SERMI RSSe (Remote Service Supplier Employee) para aceder aos portais dos fabricantes e gerir informações e funções de diagnóstico relacionadas com a segurança do veículo.
“Isso significa que podem fornecer suporte técnico autorizado a todos os clientes para tarefas de manutenção e reparação relacionadas com unidades de controlo eletrónico e codificação de chaves”, explica a TEXA.
“O certificado SERMI, obrigatório em Itália desde 1 de fevereiro de 2025, foi emitido pela Kiwa Italia, um CAB credenciado em nível nacional para certificação de inspeção SERMI, parte do Grupo Kiwa, líder global em serviços de teste, inspeção e certificação”, frisa.
Mattia Tonetto, diretor de Segurança Cibernética da TEXA, mostra-se otimista: “A SERMI introduz um sistema de autenticação obrigatório para mecânicos e operadores de pós-venda automóvel, garantindo transparência e rastreabilidade”, dá conta.
“A TEXA reconheceu imediatamente a importância estratégica desta certificação e já havia iniciado o diálogo com a Kiwa Italia há algum tempo. Com esta iniciativa, a nossa empresa reforça a sua posição de liderança na indústria de diagnóstico e manutenção, posicionando-se, mais uma vez, ao lado dos reparadores independentes”, conclui o responsável.
Mais sobre a TEXA aqui.