Fábrica da Nissan contará com fornecimento da JATCO

Situada no International Advanced Manufacturing Park (IAMP), em Sunderland, unidade produzirá grupos motopropulsores eletrificados para a fábrica vizinha da Nissan.
Check-up Media Nissan Sunderland

O fabricante mundial de transmissões automáticas para automóveis JATCO Ltd deu um grande impulso à indústria automóvel do Reino Unido ao abrir, oficialmente, uma nova fábrica, criando até 183 postos de trabalho.

Situada no International Advanced Manufacturing Park (IAMP), em Sunderland, a fábrica produzirá grupos motopropulsores eletrificados para a fábrica vizinha da Nissan. Inicialmente, será o grupo motopropulsor “3 em 1” que torna modular e integra motor, inversor e redutor, tornando-os mais pequenos e mais leves.

As instalações, de cerca de 13.000 m2, representam um investimento de 48,7 milhões de libras (cerca de 57,7 milhões de euros) no Reino Unido e permitem criar até 183 empregos altamente qualificados.

A JATCO, fabricante de transmissões para automóveis, com sede no Japão, forneceu mais de 129 milhões de transmissões automáticas ao mercado automóvel global desde a sua criação, em 1970.

A empresa detém a maior quota de CVTs a nível mundial desde 2008 e espera atingir uma capacidade de produção de 340 mil unidades na sua fábrica de Sunderland.

Check-up Media Nissan Sunderland 2
Subvenção do Reino Unido

A JATCO está a começar os preparativos para equipar a nova unidade – uma instalação de fabrico avançada independente, de elevada qualidade, com espaço de escritórios de nível A na International Drive, em Washington, para permitir que a sua nova divisão comercial, JATCO UK, inicie o fornecimento à Nissan Motor Manufacturing (UK) – NMUK, previsto para 2026.

As novas instalações foram apoiadas por uma subvenção do Governo do Reino Unido. “Estou muito orgulho por inaugurar, oficialmente, a JATCO UK, no nordeste de Inglaterra”, afirmou o diretor executivo da JATCO, Tomoyoshi Sato.

“Tivemos uma longa e frutuosa parceria com a Nissan e estamos muito satisfeitos por trazer o fabrico do nosso grupo motopropulsor ‘3 em 1’ para o Reino Unido. Este será o nosso quarto país a receber uma fábrica de produção no estrangeiro, com outras localizações no México, na China e na Tailândia”, acrescentou.

E foi mais longe: “Estou muito grato pelo apoio do Governo do Reino Unido, do Sunderland City Council e de todos os outros envolvidos na criação do JATCO UK, e estou ansioso por apoiar o projeto EV36Zero da Nissan com estes grupos motopropulsores elétricos”.

A Ministra para o Investimento, Baronesa Gustafsson, visitou o nordeste do Reino Unido no dia 16 de janeiro para inaugurar as instalações e ouvir os colaboradores seniores da JATCO e da Nissan sobre a forma como o financiamento do governo ajudará a reforçar a transição da indústria automóvel do Reino Unido para veículos elétricos e a apoiar o crescimento económico, uma parte integrante do Plano para a Mudança do governo.

Check-up Media Nissan LEAF
Centenas de postos de trabalho

O secretário para as Empresas e o Comércio, Jonathan Reynolds, deu conta que “Sunderland é o coração pulsante da indústria automóvel do Reino Unido. O anúncio feito agora, constitui um enorme voto de confiança na economia do Reino Unido e nos planos deste governo para fazer da Grã-Bretanha o destino de eleição para o investimento”.

Segundo reforçou, “não só irá impulsionar a nossa próspera indústria automóvel, como ajudará a garantir centenas de postos de trabalho em todo o nordeste. O governo está a trabalhar lado a lado com os investidores para construir uma cadeia de fornecimento de veículos elétricos globalmente competitiva no Reino Unido e a nossa moderna estratégia Industrial basear-se-á neste legado, trazendo crescimento, emprego e oportunidades a todas as partes do Reino Unido.

Alan Johnson, vice-presidente sénior de Produção, Distribuição e Compras para a Nissan AMIEO, afirmou que “este é um fantástico passo em frente para o nosso plano EV36Zero. “Dar as boas-vindas a um fornecedor-chave no nordeste de Inglaterra dá um grande impulso à eficiência da nossa cadeia de fornecimento. Estamos ansiosos por continuar a nossa longa e bem-sucedida parceria à medida que avançamos para o nosso futuro elétrico”.

O projeto EV36Zero da Nissan tem por base três novos veículos totalmente elétricos, alimentados por energias renováveis. O projeto transformativo inclui as futuras versões totalmente elétricas dos crossovers emblemáticos QASHQAI e JUKE, da Nissan e, antes de ambos, o substituto do Nissan LEAF.

O Conselheiro Michael Mordey, líder do Sunderland City Council e titular da pasta das finanças e do investimento na North East Combined Authority (NECA), frisou ser “fantástico acolher a JATCO UK na nossa cidade, que é um centro de renome mundial no setor automóvel e de fabrico avançado”.

Check-up Media Nissan X-Trail N-Trek
Construir o futuro

Michael Mordey disse ainda que “a decisão da JATCO de se instalar na cidade é uma prova da proeza deste como local para fazer negócios e, também, um voto de confiança na nossa força de trabalho. Estou confiante de que as pessoas de todas as nossas comunidades irão beneficiar deste investimento significativo e irão – estou certo – retribuir a confiança da JATCO em nós, enquanto cidade e região, à medida que conduzem esta nova empresa ao sucesso aqui no Reino Unido”.

A JATCO junta-se a um conjunto de empresas do setor automóvel e de fabrico avançado localizadas no IAMP, que está a ser desenvolvido pelo Sunderland City Council – em colaboração com a autoridade vizinha South Tyneside Council – para criar milhares de postos de trabalho e atrair investimento estrangeiro.

A IAMP faz parte da Zona de Investimento do Nordeste, que foi anunciada pela Autoridade Combinada do Nordeste, em novembro de 2023, que procura impulsionar o crescimento do fabrico avançado e das indústrias ecológicas.

A presidente da Câmara do Nordeste, Kim McGuinness, afirmou, por seu turno, que “a JATCO escolheu o nordeste como a sua nova casa e o local para efetuar este investimento global significativo. A nossa oferta é forte e estou muito satisfeita por acolher a empresa na região”.

Segundo reforçou, “a decisão sublinha a confiança que a indústria e os investidores têm no nordeste e o papel de liderança que podemos desempenhar no futuro da indústria automóvel e dos veículos elétricos”.

Mais: “Demonstra a forma como estamos a contribuir para a população e as empresas locais, ajudando a criar centenas de empregos qualificados, estabelecendo novas cadeias de abastecimento e abrindo oportunidades para Sunderland e todo o nordeste através da nossa Zona de Investimento”.

A GMI, empresa de construção sediada no nordeste que entregou, com sucesso, a instalação original em 2019, foi renomeada para realizar a atual extensão e atualização da Unidade 6.

Mais sobre a Nissan aqui.

artigos relacionados

Últimas

Internacional

Internacional