“Vais levar o EX30 amarelo”. A sugestão de Aira de Mello, consumer experience & marketing da Volvo Car Portugal, no momento de marcar o pequeno SUV sueco para ensaio, não podia ter feito mais sentido. Bastaram escassos segundos de observação para entendê-lo.
Poucas tonalidades assentariam tão bem ao EX3 como o vibrante amarelo. Cativante e 100% elétrico, este modelo de dimensões compactas tem todos os ingredientes de design e tecnologia necessários para despertar o interesse das gerações mais novas – sendo certo que o cliente padrão da Volvo habita, em média, faixas etárias mais elevadas. Com esta cor amarela, o modelo parece “brilhar” ainda mais.
Minimalista… mesmo
Apesar dos seus compactos 4,23 metros de comprimento — mais curto do que o smart #1 e o Peugeot e-2008, se quisermos comparações —, o EX30 exibe proporções robustas e um design que combina elegância e confiança em traços vanguardistas. As suas linhas minimalistas, tradição escandinava, conferem-lhe uma identidade sofisticada e contemporânea, sem comprometer (nunca) a funcionalidade, um dos seus maiores requisitos.
No interior, o EX30 reflete o compromisso da Volvo com a sustentabilidade, utilizando materiais reciclados e introduzindo quatro opções de design distintas, todas inspiradas pelo minimalismo nórdico. O ambiente a bordo evoca a sofisticação, com elementos como a soundbar integrada e uma consola central multifuncional.
A Volvo optou por eliminar quase todos os botões físicos, concentrando as principais funções num ecrã tátil de 12,3’’. Não podemos negar que, de início, estranha-se um pouco, demorando a “entranhar-se” a ideia de não ser necessário fazer nada para ligar o EX30.
Embora este sistema exija habituação, admitamos, acaba por tornar-se intuitivo. De resto, o compacto modelo sueco está bem equipado, contando com Android Auto e acesso nativo a Google Maps, Google Assistant e Spotify.
O EX30 é compacto, mas apresenta soluções criativas para otimizar o espaço. A consola central ajustável, o porta-luvas ao meio e o fundo falso na bagageira demonstram a versatilidade deste modelo.
A bagageira oferece 318 litros de capacidade, complementados por sete litros adicionais num compartimento frontal. Ainda assim, o espaço traseiro é limitado, especialmente no lugar central, algo comum no segmento B-SUV. Apesar disso, a abertura larga da bagageira facilita o transporte de objetos volumosos, tornando o EX30 prático para o dia a dia.
Respostas rápidas
A versão Single Motor Extended Range combina uma bateria de 69 kWh (64 kWh úteis) com um motor de 200 kW (272 cv), oferecendo uma autonomia máxima de 475 km (WLTP).
Com um arranque dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,3 segundos e uma velocidade máxima de 180 km/h, o EX30 proporciona uma experiência de condução ágil e confiante. Valores que cumprem tudo o que se espera de um modelo “desenhado” para ser ágil e divertido.
A resposta progressiva do acelerador e o tato preciso do pedal de travão garantem uma condução fluida, enquanto a suspensão absorve eficazmente as irregularidades do piso, mesmo com jantes de 20’’. A direção é bastante leve e precisa quanto baste. E o comportamento dinâmico em curva surpreende sempre pela estabilidade e controlo.
Seguir caminho
No ciclo combinado WLTP, o EX30 Single Motor Extended Range declara uma autonomia máxima de 475 km. Em cidade e estradas secundárias, é possível alcançar consumos de eletricidade abaixo de 16 kWh/100 km, mas em autoestrada, a 120 km/h, os consumos sobem para 19 kWh/100 km, reduzindo a autonomia para 462 km. Mas, claro está, dependerá sempre da forma como se escolha “viver” o EX30.
Quando a bateria precisa de ser carregada, o EX30 suporta carregamento rápido até 153 kW em corrente contínua (DC), permitindo recuperar de 10 a 80% da carga em apenas 26 minutos. Para quando for preciso simplificar e seguir caminho. Já em corrente alternada (AC), oferece até 22 kW, o que torna o torna prático tanto em viagens como no carregamento diário.
Com um preço de €37.894, o Volvo EX30 oferece uma combinação única de design, inovação e sustentabilidade no segmento B-SUV elétrico. A versão Single Motor Extended Range, na configuração Plus (€40.907), apresenta-se como a opção equilibrada, oferecendo autonomia superior a preço competitivo.
Mais sobre a Volvo aqui.