“Indústrias como a automóvel, aeroespacial e outros setores movidos pela automação têm, agora, acesso a uma nova e poderosa ferramenta de polimento. A AIRP (Automated Industrial Rotary Polisher) 300 é uma polidora durável com uma almofada de 77 mm e uma flange compatível com a norma ISO 9409-1 para acoplamento de robots mecânicos”, adianta o comunicado.
“A Mirka desenvolve ferramentas robóticas profissionais de lixagem e polimento há anos. Trata-se de um empreendimento de sucesso que, por sua vez, se baseia em mais de 80 anos de experiência no acabamento de superfícies”, acrescenta.
Segundo diz “o AIRP 300 é um exemplo perfeito de como a equipa de investigação e desenvolvimento da Mirka transformou o conhecimento acumulado num produto de fácil utilização que irá melhorar qualquer processo de polimento robótico”.
Evald Lassus, gestor do setor de negócio da Mirka, vai mais longe: “Propusemo-nos a fazer uma polidora mais eficaz, preservando os pontos fortes e as características das ferramentas anteriores na nossa linha de automação. Posso dizer com segurança que fomos bem-sucedidos”.
Entre 1.000 e 3.000 rpm
Consequentemente, o AIRP apresenta o mesmo motor CC sem escovas de 350 W e uma carcaça de alumínio resistente dos outros produtos AIROS. O AIRP 300 consiste numa versão atualizada e melhorada do popular AIROP 312NV.
Tal como o AIROP, o novo AIRP é totalmente compatível com os armários de acionamento de motores da Mirka e suporta comunicações Modbus e Profinet.
A principal diferença em relação ao antigo modelo AIROP é que o AIRP oferece polimento rotativo em vez de polimento orbital aleatório. O polimento rotativo é mais eficaz do que o orbital e é, também, mais preciso para polir ângulos agudos e superfícies curvas.
A velocidade de rotação do AIRP varia entre 1.000 e 3.000 rpm, sendo adequado para uma vasta gama de tarefas de polimento nos setores industrial, automóvel e aeroespacial. Para os especializados em polimento industrial automatizado, o AIRP 300 é o complemento perfeito para a caixa de ferramentas robótica.
Mais sobre a Mirka aqui.