A Brembo, especialista na produção de sistemas de travagem, celebra um 2024 de sucesso: com 69 títulos conquistados, a empresa confirma a liderança indiscutível no setor de sistemas de travagem.
“Um ano repleto de triunfos, com alguns momentos verdadeiramente memoráveis. Em particular, na Fórmula 1, Max Verstappen (Oracle Red Bull Racing) venceu o seu quarto campeonato mundial consecutivo, utilizando pinças e discos Brembo”, recorda.
Falando de outros campeonatos, menções notáveis incluem o sucesso de Jorge Martín (Prima Pramac Racing) no MotoGP, com todo o sistema de travagem Brembo e jantes Marchesini, e o campeonato WorldSBK, em que Toprak Razgatlıoğlu (ROKiT BMW Motorrad WSBK Team) regressou ao triunfo. “Sem esquecer as vitórias de Ai Ogura (MT Helmets MSI) em Moto2, e David Alonso (CFMOTO Gaviota Aspar Team) em Moto3”, sublinha.
Força italiana
“O primeiro Mundial de WRC de Thierry Neuville (Hyundai Motorsport) destaca a fiabilidade e o desempenho dos sistemas de travagem Brembo em competições de asfalto e terra”, afirma a Brembo, no mesmo documento.
A força da empresa italiana também foi evidente no Gen-7 Car, em que todos os pilotos e equipas utilizam componentes do Grupo Brembo, como a AP Racing, demonstrando sua fiabilidade em altas velocidades das pistas ovais.
“Como fornecedora de soluções, a Brembo aproveita os seus muitos anos de experiência em competições de automobilismo para desenvolver soluções tecnológicas inovadoras e sustentáveis. Graças a um processo constante de pesquisa e desenvolvimento, a Brembo consegue oferecer produtos de última geração aos principais fabricantes de automóveis e motociclos, garantindo máximo desempenho e segurança”, reforça.

As inúmeras vitórias alcançadas não só pela Brembo, mas, também, por empresas do grupo, como Marchesini, AP Racing, SBS Friction e J. Juan “confirmam a liderança tecnológica do grupo no setor”, diz.
A Brembo dominou, mais uma vez, a Fórmula 1: todas as corridas (24) de 2024 foram vencidas por carros equipados com travões da marca italiana. “Desde 1975, a empresa sediada em Bérgamo obteve 531 vitórias em 851 Grande Prémios, conquistando 30 títulos de pilotos e 34 títulos de construtores, juntamente com as equipas mais fortes da prova rainha do desporto automóvel”, acrescenta.
Sucesso em duas rodas
O domínio indiscutível no MotoGP continua, com sucessos que se estendem a Moto2, Moto3 e Mundial de Superbike (também com Marchesini). Desde 1978, notáveis 592 vitórias na classe rainha (500 e MotoGP) “atestam a excelência da Brembo”, afirma a empresa. Pelo nono ano consecutivo, todos os pilotos de MotoGP escolheram o desempenho e a segurança dos componentes da marca transalpina.
“Com 36 títulos de pilotos e 37 títulos de construtores conquistados com equipas de topo, a Brembo é sinónimo de inovação e vitória no mundo das duas rodas. 2024 consolida o domínio da Brembo no automobilismo elétrico”, adianta.
“Pela sexta temporada consecutiva, todos os 22 monolugares totalmente elétricos Gen3 da Formula E da FIA e as 18 Ducati elétricas da Copa do Mundo FIM MotoE confiaram na excelência dos sistemas de travagem Brembo”, enfatiza.
E conclui: “Além dos já citados campeonatos de Fórmula 1, Formula E, MotoGP, Moto2, Moto3 e WSBK, importa frisar, também, os WEC, GT, IMSA, EWC, Gen-7 Car, MXGP, Enduro, Trial, Fórmula 2, Fórmula 3, WRC, Super Formula, MotoAmerica e Porsche Mobil1 Supercup, entre muitos outros, num total de mais de 700 títulos mundiais conquistados de 1975 até hoje em diversas categorias”.
Mais sobre a Brembo aqui.