A BYD confia na Michelin para equipar o Sealion 7, um SUV coupé vanguardista com propulsão 100% elétrica, que, tal como os pneus Pilot Sport EV de série, emprega a mais avançada tecnologia para combinar elevado desempenho e eficiência. “Todas as versões do BYD Sealion 7 para o mercado europeu estão equipadas com pneus Michelin”, avança o comunicado.
“Principalmente quando se trata de um veículo elétrico, o desenvolvimento de um pneu é um verdadeiro desafio. Devem não só garantir a máxima autonomia possível, como, também, ter em conta o maior peso destes veículos devido à bateria, ao binário elevado e instantâneo dos motores elétricos, à travagem regenerativa e ao funcionamento quase sem ruído”, explica a Michelin.
Tecnologias inovadoras
Os pneus Pilot Sport EV, que são o resultado da experiência acumulada pela Michelin em competição e ao longo de 10 anos de colaboração com os principais fabricantes de veículos elétricos, respondem às necessidades da BYD, de maximizar o desempenho do seu novo SUV, graças a tecnologias inovadoras.
Casos da “ElectricGrip Compound, composto com perfil central altamente rígido que permite a transmissão eficiente do elevado binário dos veículos elétricos, e da GreenPower, composto específico que proporciona elevada eficiência energética, melhorando a autonomia da bateria”, adianta o fabricante.
Que destaca ainda a MaxTouch, uma “estrutura que permite excelente resistência ao desgaste, fator chave em veículos elétricos como o Sealion 7, com maior peso devido à bateria e alta capacidade de aceleração, e a Michelin Acoustic, que amortece a ressonância graças a uma espuma específica de poliuretano no interior do pneu para reduzir o ruído percebido no interior do veículo”.
Além disso, o Pilot Sport EV é um “pneu com balanço neutro de emissões de CO2 no momento da compra e inclui um design Premium Touch com acabamento aveludado nas laterais, que realça o aspeto desportivo do veículo, unindo o desempenho a estética”, afirma.
O BYD Sealion 7, que é oferecido com duas capacidades de bateria e nas versões com um motor e tração traseira ou com dois motores e tração integral, oferece uma autonomia máxima de 502 km (WLTP). A versão mais potente, com 530 cv (390 kW) e 690 Nm de binário, é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,5 segundos.
Compatibilidade elétrica
Além dos pneus Pilot Sport EV e e.Primacy, desenvolvidos para maximizar o desempenho dos veículos eletrificados, como autonomia da bateria, eficiência ou ruído, toda a gama de pneus Michelin é “compatível com todas as tecnologias de veículos, incluindo híbridos e elétricos”, explica o fabricante.
“Isto é possível porque há mais de 135 anos que a Michelin concentra os seus esforços no desenvolvimento de pneus para os automóveis mais exigentes”, explica.
E reforça: “A aposta do Grupo Michelin na inovação, com investimentos que só no ano passado ascenderam a 1.200 milhões de euros e com a concorrência como melhor laboratório de testes, permitem que inovações, tecnologias e características de todas as gamas de pneus Michelin para veículos de propulsão térmica respondam perfeitamente às necessidades dos veículos elétricos em termos de segurança, durabilidade, eficiência energética, resistência à carga e ruído. Atualmente, a Michelin equipa sete em cada 10 veículos elétricos premium”, conclui.
Mais sobre a Michelin aqui.