Para descarbonizar o setor dos transportes, os veículos comerciais pesados e as máquinas móveis não rodoviárias também estão a chegar cada vez mais além.
Fabricantes de veículos, fornecedores e ciência, bem como pequenas e médias empresas, incluindo DEUTZ, KIT, The German Aerospace Centre (DLR), Purem, Claas, Universidade de Tecnologia de Braunschweig, Liebherr, Nagel, Umicore, NGK e Castrol uniram esforços para investigar, exaustivamente, o uso de aplicações cruzadas de motores a hidrogénio com conceitos de cadeia cinemática para aplicações agrícolas e de construção.
Este projeto, de três anos, está a ser financiado com 5,1 milhões de euros pelo Ministério Federal dos Assuntos Económicos e Ação Climática e apoiado pela TÜV. A MAHLE foi contratada para gerir o projeto.
Os motores a hidrogénio oferecem muitas vantagens graças às suas características intrínsecas, como eficiência, robustez e baixas emissões brutas, que os tornam particularmente adequados para aplicações na construção e em máquinas agrícolas.
“Na MAHLE, temos trabalhado há anos no desenvolvimento de motores a hidrogénio e estamos muito satisfeitos por podermos, agora, também contribuir para esta experiência, juntamente com fortes parceiros, aos mais recentes desenvolvimentos para o exterior setor rodoviário”, explica Marco Warth, vice-presidente corporativo de investigação e engenharia avançada na MAHLE.
“Só a cooperação de parceiros tão diversos e especialistas nas respetivas tecnologias permite uma abordagem holística e mostra, de forma impressionante, o potencial de inovação da investigação e na indústria alemã no setor da mobilidade”, acrescenta.
Diversidade tecnológica
As aplicações off-road serão demonstradas e analisadas em conceito de veículo de estudo, bem como em considerações sistémicas sobre frota e infraestruturas. Esgotar conceitos de pós-tratamento de gases serão, também, desenvolvidos e testados exaustivamente em banco de ensaios.
Examinar a influência do hidrogénio nos materiais e nas características de atrito e desgaste, bem como qualificar estes resultados no desempenho do motor, todos fundamentos essenciais para alcançar a extrema robustez, tendo em conta as futuras orientações de emissões do NRMM, serão desenvolvidos.
A MAHLE é sinónimo de diversidade tecnológica e, com os seus três campos estratégicos de atuação (eletrificação, gestão térmica e combustão sustentável altamente eficiente), desenvolve as melhores soluções para diversas aplicações em todo o mundo.
O fornecedor automóvel está envolvido em todos os principais projetos de motores a hidrogénio, bem como no desenvolvimento e projetos de série para veículos com célula de combustível.
Mais sobre a MAHLE aqui.