powered by

Salvador Caetano: Dongfeng, VOYAH e M-Hero. Mais um, dois… três chineses

Dongfeng, a aposta maior do trio, apresenta-se no mercado luso com o citadino elétrico BOX com bateria de 42,3 kWh e autonomia combinada de 310 km.
Check-up Media Dongfeng BOX

Não uma, não duas, mas três. A Salvador Caetano não abranda o ritmo com que faz chegar marcas chinesas ao mercado nacional. E, desta feita, foram nada mais nada menos do que três as propostas apresentadas, de uma só vez, na Quinta Condes de Valadares, em Loures: Dongfeng, VOYAH e M-Hero.

O trio de marcas foi dado a conhecer num evento que contou com a presença da imprensa – o Check-up não faltou à chamada – e de vários convidados, entre os quais os concessionários do grupo, para um primeiro contacto com os modelos que, agora, chegam a Portugal.

O lançamento contou ainda com a presença de Xie Qian, head of Dongfeng Europe RHQ, e de Ricardo Lopes, diretor-geral da Caetano Automotive Portugal.

Antes de partir para a descrição dos modelos e dos dados técnicos revelados – não houve ainda oportunidade para um primeiro contacto dinâmico com os modelos – deixemos algumas notas sobre o Grupo Dongfeng, fundado em 1969.

Não se trata, propriamente de um “novato” nestas andanças. Trata-se de um dos mais consolidados fabricantes de veículos da China, que se orgulha dos seus desenvolvimentos em matéria de “inovação, qualidade de construção e sustentabilidade”, ostentando, a nível global, vendas na ordem dos 2,42 milhões de modelos em 2023.

Check-up Media VOYAH Free
Dongfeng é trunfo

O BOX é o ex-líbris da Dongfeng nesta estreia em Portugal. Trata-se de um citadino 100% elétrico, equipado com uma bateria de 42,3 kWh e autonomia máxima em ciclo combinado de 310 km.

Não restam, aliás, grandes dúvidas sobre a sua missão no mercado nacional: garantir o máximo volume de vendas possível. Basta espreitar o preço deste pequeno modelo, de visual moderno e limpo de mordomias: €26.750 é o preço-base, estando disponível para empresas por €22.750.

VOYAH é aposta premium

Por sua vez, o VOYAH é a marca premium e arranca em Portugal com o SUV elétrico do segmento E – VOYAH FREE – o MPV elétrico de luxo VOYAH DREAM e com o SUV elétrico do segmento D – VOYAH COURAGE. Ainda sem preços, este modelo posiciona-se para uma clientela que procura um SUV de qualidade e espaço superior.

M-Hero: preparado para tudo

O terceiro elemento é aventureiro. Falamos do M-Hero, um SUV porta-estandarte elétrico com capacidades de todo-o-terreno únicas proporcionadas por quatro motores elétricos independentes às quatro rodas a debitar1.088 cv e com uma aceleração que envergonha muitos superdesportivos: 4,2 segundos dos 0 aos 100 km/h.

Presença nacional

Os responsáveis presentes no evento mostraram otimismo em relação a mais esta “operação chinesa” da Salvador Caetano. “Estamos bastante empenhados na nossa presença no mercado português, que reconhecemos ter uma forte dinâmica e apetência por veículos elétricos premium de qualidade”, disse Xie Qian, head of Dongfeng Europe RHQ.

Check-up Media M-Hero

“A nossa parceria com a Salvador Caetano Auto demonstra o compromisso e dedicação que assumimos em marcar presença no mercado português com um parceiro sólido e de forte reputação”, acrescentou.

Já Ricardo Lopes, diretor-geral da Caetano Automotive Portugal – Distribuição, afirmou: “Assinalámos, hoje, uma data marcante ao celebrar a aliança estratégica entre o Grupo Salvador Caetano e a Dongfeng”.

E foi mais longe: “Esta colaboração alia a experiência do Grupo Salvador Caetano à qualidade e ao portefólio da Dongfeng, contribuindo para o futuro de uma mobilidade mais sustentável e com a certeza de que será um sucesso em Portugal”.

Pós-venda forte

A estratégia da Salvador Caetano Auto passa por garantir uma relação de “paz de espírito” com os clientes. Prova disso, é que a Dongfeng e a VOYAH chegam a Portugal em 2024 e contarão já com seis concessionários até final do ano, com Lisboa e Porto em operação, e, com o objetivo de cobertura nacional durante o ano de 2025. Refira-se que a M-Hero encontra-se disponível por encomenda.

Destaque ainda para a aposta forte no pós-venda e na logística destas marcas. Segundo explicaram os responsáveis da Salvador Caetano, os clientes terão ao dispor um armazém de peças em Madrid e um armazém nos Países Baixos, em 2025.

A estratégia operacional contempla ainda uma rede nacional de concessionários “formada e qualificada”. Por último, a garantia disponível para as “novas” marcas será de cinco anos (ou 100 mil km) e de oito anos (ou 160 mil km) no caso das baterias.

artigos relacionados

Últimas

Atualidade